top of page
  • sitetecnoshowcomig

Tecnoshow Comigo realiza dinâmica para mostrar processo de aproximação entre cavalo e cavaleiro

Dinâmica de Pecuária mostrou táticas para conseguir o melhor potencial do cavalo,

com foco no aprimoramento da comunicação e aproveitamento do animal




Além de promover conhecimento e difusão científica na área agrícola e de genética animal e exposição de máquinas, insumos e implementos, a Tecnoshow Comigo destina parte de sua programação às dinâmicas com animais, promovendo melhores práticas de pecuária e bem-estar. Na tarde da terça-feira, 28 de março, o Centro Tecnológico COMIGO (CTC) recebeu a apresentação da domadora e treinadora de equitação racional, Mayara Leão, do Centro de Treinamento Multidisciplinar King’s Horse, de Brasília (DF), dentro da programação da feira.


Junto ao cavalo Hipólito, um Puro Sangue Lusitano, Mayara apresentou a dinâmica “Horsewomanship – Como obter o melhor do seu cavalo”, com o objetivo de introduzir como são os processos de treinamento de um cavalo, desde o desbaste, fim da doma, até a melhor comunicação e o melhor aproveitamento do animal. “Inicialmente, eu trato de um grande mito, que é como a gente põe o pé no estribo, que é para não causar desequilíbrio, dores ou qualquer reação contra você que é o cavaleiro. Porque é o momento onde você está, realmente, mais vulnerável”, explicou. “A partir daí a gente começa a introdução tanto da questão de conexão, relacionamento e comunicação até você obter resultados, quer sejam em uma competição ou no lazer.”






A treinadora reforçou que esse momento, apesar de inicial, é muito importante na dinâmica com o cavalo. Segundo ela, a profissão de cavaleiro está entre uma das mais perigosas existentes, especialmente na modalidade de salto. “Quando você põe o pé no estribo, é quando você tem que ter confiança suficiente no seu cavalo para gerar esse momento em que você está se deslocando para cima. O cavalo pode escapar, se mover e você cair. Acidentes são comuns na nossa profissão. Aqui a gente está para ensinar de forma prática e também teórica e fazer algumas demonstrações práticas de como o cavalo vai dar resultados a partir de ações pouco invasivas”, complementou.


Ela reforçou ainda o sentimento existente entre cavaleiro e cavalo, a exemplo de programas que desenvolve no centro ao qual é ligada, como treinamento de mulheres para tratadoras e treinadoras e o programa de hipnoterapia, com a introdução e conexão de corpo, mente, alma e coração. “Porque se qualquer um desses itens escapar quem vai controlar a situação é o cavalo. É um animal que na natureza age com covardia, mas que sob o comando de pessoas se tornou a maior máquina de guerra, que mais venceu guerras na história da humanidade. O cavalo traz essa honra além do trabalho, que hoje é insubstituível. Já tomamos essa consciência, que apesar da tecnologia nada substitui cavalo e cavaleiro na segurança pública, na lida com o gado, no esporte e até mesmo no nosso mental e psicológico, que essa interação nos traz a sanidade que é tão desejada desde a antiguidade”, finalizou.







Sobre a Tecnoshow Comigo

Com a proposta de auxiliar o produtor rural, a COMIGO iniciou, em 2002, o trabalho de geração e difusão de tecnologias agropecuárias, em Rio Verde, numa área que hoje ultrapassa 170 hectares (área total do CTC). Neste local, a cooperativa promove experiências tecnológicas o ano todo, em parceria com diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas, e realiza a Tecnoshow. A diversidade é uma marca registrada do evento. São máquinas e equipamentos agropecuários, plots agrícolas, animais das mais variadas espécies, palestras técnicas e econômicas, ações socioambientais e dinâmicas de pecuária, entre outros produtos e serviços. Trata-se de uma extensa vitrine de tecnologias para o homem do campo, seja pequeno, médio ou grande produtor.


FICHA TÉCNICA

TECNOSHOW COMIGO 2023 – 20 anos

Data: 27 a 31 de março de 2023 (segunda a sexta-feira)

Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) - Rio Verde – GO (Rodovia GO 174 S/N área rural de Rio Verde)

Horário: 8 às 18 horas

Entrada gratuita

Site: www.tecnoshowcomigo.com.br

Instagram: @tecnoshowcomigo

Twitter: @tecnoshowcomigo


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Assessoria de Comunicação da COMIGO

Weuller Freitas – (64) 3611-1522 / 99627-9897

Pedro Cabral – (64) 3611-1335 / 99264-3739

Samir Machado – (64) 3611-1647 / 99941-2288


Voltz Comunicação – Assessoria de imprensa da TECNOSHOW COMIGO

Ana Manuela Arantes – (62) 98142-6323 – anamanuela@voltzcomunicacao.com.br

Fernando Dantas – (62) 99227-2631 – fernando@voltzcomunicacao.com.br

Renan Rigo – (62) 98522-6645 – renan@voltzcomunicacao.com.br


68 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page