top of page
  • sitetecnoshowcomig

Tecnoshow Comigo estimula o comércio e movimenta a economia na região Sudoeste de Goiás

Durante a feira, a previsão é de aumento de 250% na movimentação de restaurantes e bares em Rio Verde, sede do evento, assim como 100% de ocupação na rede hoteleira da cidade e de municípios vizinhos. Também são criados 12,5 mil empregos diretos e indiretos


Rio Verde - Crédito: Prefeitura de Rio Verde.jpg

Além de proporcionar difusão de tecnologia e informação para visitantes de vários estados brasileiros e até de outros países, a Tecnoshow Comigo contribui para estimular o comércio e movimentar a economia dos municípios da região Sudoeste de Goiás, especialmente de Rio Verde (GO), cidade onde ocorre a feira. De acordo com pesquisa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, a Tecnoshow Comigo traz crescimento de 12,4% na arrecadação de Rio Verde no período de realização do evento – que neste ano será de 27 a 31 de março. Além disso, segmentos como restaurantes aumentam até 250% a movimentação na semana da feira, enquanto a rede hoteleira registra 100% de ocupação.


Nos casos de hotéis, as reservas costumam ser feitas até mesmo com um ano de antecedência, assim que termina o evento e a data de realização da feira do próximo ano é divulgada. Nestas situações, as empresas que expõem e comercializam produtos na Tecnoshow são responsáveis pela maioria dos pedidos antecipados de reserva. Em alguns casos, os estabelecimentos efetuam lista de espera que somam mais de 50 pessoas aguardando vaga, em caso de desistência. No Acapu Hotel, localizado em Rio Verde, por exemplo, todas as reservas são pagas com antecedência e, em casos de cancelamento, não há reembolso. Para a gerente do local, Renata Martins, a Tecnoshow Comigo traz um boom para os negócios de Rio Verde e região. “Não impacta somente os dias da feira, mas gera um fluxo. A movimentação existe enquanto as pessoas estão aqui. Depois que vão embora, ficam os negócios que foram gerados, os insumos que foram vendidos, as máquinas agrícolas que vão plantar, gerar emprego, mão de obra, mais dinheiro e consumo para a região. É o reflexo do agronegócio para a nossa região”, explica.


Com o aumento de visitantes na cidade por causa da feira, os setores de comércio e de serviços também são obrigados a mudar a rotina e inclusive contratar mais profissionais para atender a demanda. A rede Tarantella, gerenciada por Cláudio Bueno, atualmente conta com churrascaria, bar e pizzaria. Para se preparar para o período do evento, o gerente explica que organiza melhorias em infraestrutura, aquisição de insumos e novas contratações de equipe. “A gente gera mais vagas de empregos nesta época. Por mais que sejam serviços temporários, acaba que existem mais oportunidades de emprego para os moradores da região por causa da feira”, destaca.


De acordo com a organização do evento – Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO) -, a estimativa é que a feira contribua para a criação de 12,5 mil empregos diretos e indiretos, seja na cidade ou nos preparativos, organização e atendimento na Tecnoshow. Empresários de todos os ramos fazem contratações pontuais de profissionais freelancers para atender ao aumento do público, não somente em hotéis ou área de alimentação, mas também em empresas de propaganda e publicidade, produção gráfica, montagem de estandes, aluguel de veículos, entre outros.


Com tanto investimento em estrutura e contratações é necessário planejamento prévio e organização para garantir o bom funcionamento dos estabelecimentos durante a feira. Por isso, a Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (Acirv) promove treinamentos e capacitação para garantir atendimento de qualidade. “No decorrer de cada ano, a Acirv tem investido em treinamentos e palestras de forma ampla, com vistas a capacitar o empresariado a participar de feiras e eventos, bem como treinamentos voltados à qualidade no atendimento. É o ponto crucial para bem receber os visitantes em feiras de grande importância, como é o caso da Tecnoshow Comigo”, explica o presidente, Eduardo Lobo.


Sobre a Tecnoshow Comigo

Com a proposta de auxiliar o produtor rural, a COMIGO iniciou, em 2002, o trabalho de geração e difusão de tecnologias agropecuárias, em Rio Verde, numa área que hoje ultrapassa 170 hectares (área total do CTC). Neste local, a cooperativa promove experiências tecnológicas o ano todo, em parceria com diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas, e realiza a Tecnoshow. A diversidade é uma marca registrada do evento. São máquinas e equipamentos agropecuários, plots agrícolas, animais das mais variadas espécies, palestras técnicas e econômicas, ações socioambientais e dinâmicas de pecuária, entre outros produtos e serviços. Trata-se de uma extensa vitrine de tecnologias para o homem do campo, seja pequeno, médio ou grande produtor.


 

FICHA TÉCNICA

TECNOSHOW COMIGO 2023 – 20 anos

Data: 27 a 31 de março de 2023 (segunda a sexta-feira)

Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) - Rio Verde – GO (Rodovia GO 174 S/N área rural de Rio Verde)

Horário: 8 às 18 horas

Entrada gratuita

Site: www.tecnoshowcomigo.com.br

Instagram: @tecnoshowcomigo

Facebook: @tecnoshowcomigo


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Assessoria de Comunicação da COMIGO

Weuller Freitas – (64) 3611-1522 / 99627-9897

Pedro Cabral – (64) 3611-1647 / 99264-3739

Samir Machado – (64) 3611-1647 / 99941-2288


Voltz Comunicação – Assessoria de imprensa da TECNOSHOW COMIGO

Ana Manuela Arantes – (62) 98142-6323 – anamanuela@voltzcomunicacao.com.br

Fernando Dantas – (62) 99227-2631 – fernando@voltzcomunicacao.com.br

Renan Rigo – (62) 98522-6645 – renan@voltzcomunicacao.com.br


268 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page