top of page
  • sitetecnoshowcomig

Sucessão familiar é apontada como principal necessidade para boa governança corporativa no agro

Pesquisa da KPMG e IBGC revela que 54% dos entrevistados acreditam que o plano de sucessão é o maior desafio para os negócios no agro. Tema será discutido na Tecnoshow Comigo por meio da experiência da família Nishimura, responsável pela criação da Jacto



Fábio e Alessandra Nishimura - Crédito Divulgação Tecnoshow Comigo.jpg

O agronegócio brasileiro evolui, ano após ano, em produção e produtividade, impactando de forma positiva vários segmentos econômicos da sociedade, seja por meio da criação de emprego ou geração de renda para a população. Porém, é um setor que vivencia vários desafios e um deles é formar sucessores para a continuidade dos negócios no campo. Segundo dados da pesquisa Governança no Agronegócio: Percepções, Estruturas e Aspectos ESG nos Empreendimentos Rurais Brasileiros, realizada pela KPMG no Brasil e Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), para 54% dos entrevistados, a sucessão é a maior necessidade das empresas rurais. Por causa da importância do tema, a Tecnoshow Comigo 2023 realizará no dia 30 de março, às 14 horas, no auditório 1 do Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO), a palestra ‘Sucessão Familiar: a experiência de sucesso da família Nishimura’.


O assunto será discutido por Alessandra Nishimura e Fábio Shotaro Nishimura, que são integrantes da família Nishimura, responsável pela criação da Jacto – presente em mais de 100 países, com fábricas no Brasil, Argentina e Tailândia, além de escritório comercial no México. De acordo com Alessandra, o tema é relevante, porque sucessão não se faz de repente. “É preciso visão de longo prazo e ter um processo bem definido e estruturado para não ser pego de surpresa, até porque mortes, acidentes e separações podem ocorrer ao longo da vida”, explica.


Sobre a realidade da sucessão familiar no agro, Alessandra diz ter visto nos últimos dois anos, em contato com pessoas do setor, um maior interesse pelo assunto. “Talvez a primeira para a segunda geração está sentindo que não é fácil falar de sucessão. E as estatísticas mostram que apenas um pequeno percentual de famílias empresárias consegue ter continuidade após a terceira geração. A grande maioria quebra nessa geração. Tanto é verdade que o ditado ‘pai rico, filho nobre, neto pobre’ existe em todas as línguas”, reforça.


Já Fábio esclarece que é importante perguntar aos filhos se eles estão preparados para assumir os negócios dos pais. “É uma pergunta que precisa sim ser feita, já que imposição tira toda vontade da próxima geração. Ninguém nasce pronto. Há aqueles que têm nas veias o empreendedorismo. Esses, normalmente, se encaixam na primeira geração. Os demais, se quiserem seguir na mesma pegada, também precisam amar o que fazem”, avalia.


Alessandra e Fábio concordam que o maior desafio da sucessão familiar é acertar o lado emocional dos relacionamentos. “Muitas vezes usa-se apenas a razão: ‘tudo o que construí foi para vocês’. Mas nem sempre perguntam à próxima geração se eles tinham interesse no que foi construído. Esse tipo de comunicação tem de ser muito bem feito para que haja equilíbrio nas emoções”, pondera Fábio.


Sobre a Tecnoshow Comigo

Com a proposta de auxiliar o produtor rural, a COMIGO iniciou, em 2002, o trabalho de geração e difusão de tecnologias agropecuárias, em Rio Verde, numa área que hoje ultrapassa 170 hectares (área total do CTC). Neste local, a cooperativa promove experiências tecnológicas o ano todo, em parceria com diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas, e realiza a Tecnoshow. A diversidade é uma marca registrada do evento. São máquinas e equipamentos agropecuários, plots agrícolas, animais das mais variadas espécies, palestras técnicas e econômicas, ações socioambientais e dinâmicas de pecuária, entre outros produtos e serviços. Trata-se de uma extensa vitrine de tecnologias para o homem do campo, seja pequeno, médio ou grande produtor.


 

FICHA TÉCNICA

TECNOSHOW COMIGO 2023 – 20 anos

Data: 27 a 31 de março de 2023 (segunda a sexta-feira)

Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) - Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)

Horário: 8 às 18 horas

Entrada gratuita

Site: www.tecnoshowcomigo.com.br

Instagram: @tecnoshowcomigo

Facebook: @tecnoshowcomigo


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Assessoria de Comunicação da COMIGO

Weuller Freitas – (64) 3611-1522 / 99627-9897

Pedro Cabral – (64) 3611-1647 / 99264-3739

Samir Machado – (64) 3611-1647 / 99941-2288


Voltz Comunicação – Assessoria de imprensa da TECNOSHOW COMIGO

Ana Manuela Arantes – (62) 98142-6323 – anamanuela@voltzcomunicacao.com.br

Fernando Dantas – (62) 99227-2631 – fernando@voltzcomunicacao.com.br

Renan Rigo – (62) 98522-6645 – renan@voltzcomunicacao.com.br


312 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page