top of page
  • sitetecnoshowcomig

Tecnoshow Comigo 2023 discute a importância das abelhas para a agricultura

Inventário sobre efeito estufa, coleta seletiva, doação de mudas e palestra sobre mudanças climáticas também compõem a programação



Distribuição de mudas - Crédito: Divulgação Tecnoshow Comigo
Distribuição de mudas - Crédito: Divulgação Tecnoshow Comigo

Atividades relacionadas à preservação e cuidados com o meio ambiente fazem parte da programação da Tecnoshow Comigo 2023, que será realizada no período de 27 a 31 de março, no Centro Tecnológico Comigo (CTC), em Rio Verde (GO). Entre as novidades deste ano estão um espaço reservado para conscientização sobre a apicultura e sua importância para a polinização e para a agricultura; e a elaboração de um inventário sobre a emissão de gases de efeito estufa. Também estão previstas parcerias para coleta seletiva, entrega de mudas de espécies nativas e palestra sobre mudanças climáticas.


O projeto Kombee, especializado no desenvolvimento de educação ambiental, é um dos parceiros que estará na feira, com uma kombi customizada, para atividades de educação ambiental. Quem passar pelo local conhecerá, por meio de uma visita guiada, espécies de abelhas sem ferrão, que são nativas do Brasil e excelentes polinizadoras. Também vão entender como elas contribuem para a produção no campo, inclusive com demonstração da melhoria obtida com a polinização de frutos. Ao final da explicação, será oferecida uma degustação do mel das abelhas.

Crédito: Projeto Kombee

Crédito: Projeto Kombee

No mesmo ambiente do projeto Kombee, os visitantes da Tecnoshow conhecerão mais sobre os processos de coleta seletiva, com o apoio da Cooperativa de Trabalho de Catadores de Material Reciclável em Geral do Sudoeste Goiano (Coop-Recicla). Durante toda a feira e ao final do evento, os resíduos coletados serão encaminhados para separação e processo de reciclagem, por meio da cooperativa. Outras iniciativas relacionadas ao meio ambiente na Tecnoshow Comigo serão a doação de 20 mil mudas de espécies nativas para os visitantes e uma palestra sobre mudanças climáticas e os desafios no mundo rural.


Efeito estufa

Atento à necessidade de ações de sustentabilidade, o coordenador de Meio Ambiente da Tecnoshow, Reginaldo Passos, explica que a equipe da COMIGO, nesta edição, produzirá um inventário de emissões de gases de efeito estufa na realização do evento. Com o relatório, será possível reduzir, quantificar e posteriormente compensar ambientalmente os impactos ambientais do evento. “Será a primeira vez que teremos esse inventário, com laudo também sobre como contribuímos com o ‘sequestro’ de carbono”, afirma Reginaldo.


Sobre a Tecnoshow Comigo

Com a proposta de auxiliar o produtor rural, a COMIGO iniciou, em 2002, o trabalho de geração e difusão de tecnologias agropecuárias, em Rio Verde, numa área que hoje ultrapassa 170 hectares (área total do CTC). Neste local, a cooperativa promove experiências tecnológicas o ano todo, em parceria com diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas, e realiza a Tecnoshow. A diversidade é uma marca registrada do evento. São máquinas e equipamentos agropecuários, plots agrícolas, animais das mais variadas espécies, palestras técnicas e econômicas, ações socioambientais e dinâmicas de pecuária, entre outros produtos e serviços. Trata-se de uma extensa vitrine de tecnologias para o homem do campo, seja pequeno, médio ou grande produtor.

 

FICHA TÉCNICA

TECNOSHOW COMIGO 2023 – 20 anos

Data: 27 a 31 de março de 2023 (segunda a sexta-feira)

Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) - Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)

Horário: 8 às 18 horas

Entrada gratuita

Site: www.tecnoshowcomigo.com.br

Instagram: @tecnoshowcomigo

Twitter: @tecnoshowcomigo


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Assessoria de Comunicação da COMIGO

Weuller Freitas – (64) 3611-1522 / 99627-9897

Pedro Cabral – (64) 3611-1647 / 99264-3739

Samir Machado – (64) 3611-1647 / 99941-2288


Voltz Comunicação – Assessoria de imprensa da TECNOSHOW COMIGO

Ana Manuela Arantes – (62) 98142-6323 – anamanuela@voltzcomunicacao.com.br

Fernando Dantas – (62) 99227-2631 – fernando@voltzcomunicacao.com.br

Renan Rigo – (62) 98522-6645 – renan@voltzcomunicacao.com.br


2.160 visualizações0 comentário
bottom of page