top of page
  • sitetecnoshowcomig

Cada vez mais tecnológicas, as máquinas agrícolas e de pecuária têm espaço garantido na Tecnoshow

Neste ano, mais de 3 mil implementos e maquinários de diferentes portes e funções estão disponíveis na feira. Em duas décadas, setor passou por importantes mudanças e equipamentos chegam mais modernos ao produtor





É por meio de diferentes equipamentos e tecnologias que o produtor rural consegue plantar e colher grãos com maior produtividade, além de cuidar de animais nas propriedades com mais assertividade e ganhos em produção. Ao longo dos anos, o maquinário utilizado em lavouras e na pecuária passou por uma (r)evolução, incorporando mecanismos e funções que até pouco tempo atrás eram consideradas inacreditáveis para o setor agropecuário. É a inovação tecnológica cada vez mais presente na vida do produtor rural. E a Tecnoshow Comigo tem sido, há mais de duas décadas, uma das principais oportunidades para que esse agricultor ou pecuarista possa conhecer e ter acesso às últimas novidades em máquinas e implementos. Na feira, por exemplo, são mais de 3 mil maquinários de vários portes e funcionalidades espalhados por diferentes expositores e marcas nacionais e até internacionais.


Segundo o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), João Carlos Marchesan, a indústria de máquinas agrícolas teve e tem muito a contribuir com a difusão de tecnologia que é vista pelo público na Tecnoshow Comigo. “Nós ficamos orgulhosos de participar e colaborar com esse desenvolvimento. É claro que sempre contamos com a participação dos nossos agricultores, porque no momento que estamos na feira, nós recebemos o agricultor. Ele vem e coloca as suas necessidades. Informa, inclusive, se há defeitos nos produtos e apresenta possibilidades de soluções para os equipamentos. Digo que o produtor é o melhor consultor. Ele apresenta solução e a gente consegue evoluir e apresentar um produto cada vez melhor, que atenda às necessidades do setor”.


Soluções para o segmento agrícola

Desde a primeira edição da Tecnoshow Comigo, a Jacto está presente na feira e busca exatamente atender às demandas do produtor rural em relação aos equipamentos e às tecnologias nas áreas de pulverização, adubação, plantio, colheita de café e cana-de-açúcar. Neste ano, a marca está realizando o pré-lançamento da Lumina 300, que é tratorizada, autrotransportável e pode ser configurada com 16, 18 ou 22 linhas. O equipamento oferece reservatório central com capacidade de 5.100 litros e sistema de pulverização do sulco com tecnologia Jacto e totalmente integrado. De acordo com informações da empresa, a máquina possui, ainda, soluções diferenciadas para prover excelência em plantabilidade, fluxo de palha eficiente e economia de insumos com o uso de ferramentas de agricultura de precisão. A característica mais marcante é estar pronta para transporte com 3,2 metros de largura sem nenhum setup.


Já entre os destaques do estande da DMB na feira, o gerente de marketing da empresa, Auro Pardinho, ressalta a Plantadora de Cana Picada PCP 6000 Automatizada, que recebeu várias atualizações ao longo dos últimos anos, como sulcadores com dispositivos destorroadores, caixas para óxidos, controladores de toletes e de insumos líquidos e sólidos por velocidade variável, câmeras nas esteiras e cobridores, sensoriamento com detecção de falhas e conectividade 4G ou por satélite. “Essas inovações permitem melhorar ainda mais a qualidade do plantio realizado pela plantadora, que tem como principais vantagens o baixo índice de falhas, redução do consumo de mudas por área plantada e menor influência da ação humana.”


Ele reforça que a Tecnoshow Comigo entrou como um dos principais eventos do calendário da empresa no ano. “Os produtores e usinas de Goiás são conhecidos por acreditar que novas tecnologias são essenciais para aumentar a produção e, ao mesmo tempo, reduzir custos. Pensando nisso, levamos toda nossa linha canavieira para a feira, que inclui equipamentos com alta tecnologia e eficiência, fundamentais para o desenvolvimento de canaviais com alto desempenho.”


Já a Case IH trouxe para o evento deste ano a plantadeira dobrável (Fast Riser 6100), que possui modelos de 3 e 5 seções, com dois reservatórios de sementes com capacidade de até 4.080 quilos. A máquina garantiu à Case IH, por dois anos consecutivos, o prêmio internacional AE50, que elege os 50 produtos mais inovadores nas áreas agrícolas, alimentares e biológicas. É reconhecida por apresentar boa transportabilidade do mercado, adaptabilidade às mais diferentes condições de solo e por proporcionar emergência das plantas realmente uniforme e precisão de ponta a ponta.


A precisão é possível devido ao sistema patenteado de distribuição de peso nas asas. A região central das plantadeiras dobráveis concentra cerca de 70% do peso do equipamento e, com esse sistema hidráulico, é possível até três regulagens diretamente da cabine do trator para que todas as linhas da plantadeira tenham o mesmo peso de contato com o solo, tanto em plantios convencionais quanto em plantios diretos com solos mais duros. “Com acionamento direto da cabine, em um minuto a plantadeira muda da posição de transporte para a de plantio e vice-versa, permitindo assim mais agilidade para o processo de mudanças de áreas dentro ou fora da fazenda, oferecendo maior disponibilidade de tempo de trabalho”, explica Gilberto Lima, gerente de Marketing de Produto da Case IH.





Pecuária contemplada

Pelo segundo ano consecutivo, a Mangmax marca presença na Tecnoshow Comigo. Em 2022, a empresa participou pela primeira vez da feira e o formato surpreendeu os representantes da marca. “Os resultados obtidos foram superiores ao esperado. A Tecnoshow permitiu abertura de novos mercados por meio de negócios fechados durante o evento e também nos colocou em evidência no mercado pecuário. Por ser uma feira de abrangência nacional e até mesmo internacional, a marca fica cada mais vez gravada na memória do produtor rural”, explica Pedro Henrique, gerente comercial da Mangmax.


Neste ano, a empresa trouxe o módulo de manejo trust com comando hidráulico. “Esse equipamento não terá alavancas para acionamento das porteiras, pesoceiras e sanduicheira. Todo o processo será feito através de comandos hidráulicos, dando ainda mais segurança ao trabalho e mais agilidade”, garante Pedro Henrique. De acordo com ele, outro exemplo é o Modelo Central Trust, que é um brete de contenção compacto. “É um brete de contenção para bovinos, porém sem as cabines traseira e dianteira. No módulo central tem a parede móvel central com janelas de vacinação e salva-vidas, pescoceira emborrachada, portão anti-coice de correr, assoalho emborrachado e travamento por pistão hidráulico. Na parede móvel central, possui um sistema para regulagem do tamanho da abertura da parte inferior da sanduicheira”, lista.

 

Sobre a Tecnoshow Comigo

Com a proposta de auxiliar o produtor rural, a COMIGO iniciou, em 2002, o trabalho de geração e difusão de tecnologias agropecuárias, em Rio Verde, numa área que hoje ultrapassa 170 hectares (área total do CTC). Neste local, a cooperativa promove experiências tecnológicas o ano todo, em parceria com diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas, e realiza a Tecnoshow. A diversidade é uma marca registrada do evento. São máquinas e equipamentos agropecuários, plots agrícolas, animais das mais variadas espécies, palestras técnicas e econômicas, ações socioambientais e dinâmicas de pecuária, entre outros produtos e serviços. Trata-se de uma extensa vitrine de tecnologias para o homem do campo, seja pequeno, médio ou grande produtor.


FICHA TÉCNICA

TECNOSHOW COMIGO 2023 – 20 anos

Data: 27 a 31 de março de 2023 (segunda a sexta-feira)

Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) - Rio Verde – GO (Rodovia GO 174 S/N área rural de Rio Verde)

Horário: 8 às 18 horas

Entrada gratuita

Site: www.tecnoshowcomigo.com.br

Instagram: @tecnoshowcomigo

Twitter: @tecnoshowcomigo


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Assessoria de Comunicação da COMIGO

Weuller Freitas – (64) 3611-1522 / 99627-9897

Pedro Cabral – (64) 3611-1335 / 99264-3739

Samir Machado – (64) 3611-1647 / 99941-2288


Voltz Comunicação – Assessoria de imprensa da TECNOSHOW COMIGO

Ana Manuela Arantes – (62) 98142-6323 – anamanuela@voltzcomunicacao.com.br

Fernando Dantas – (62) 99227-2631 – fernando@voltzcomunicacao.com.br

Renan Rigo – (62) 98522-6645 – renan@voltzcomunicacao.com.br


106 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page