• sitetecnoshowcomig

UniRV na Tecnoshow: Impacto dos nanofertilizantes no cultivo de soja será tema na casa do CTC


A Universidade de Rio Verde – UniRV estará presente na retomada da Tecnoshow Comigo 2022. A feira, considerada uma das maiores do Centro-Oeste, atrai investidores do mundo inteiro, interessados nas novidades em tecnologia que contribuem para aumento da produção das propriedades rurais e acontecerá de 04 a 08 de abril. Assim como nos anos anteriores, a UniRV apresentará plots agrícolas e os principais estudos desenvolvidos no campus que impactam diretamente na vida do produtor.


Além da programação no estande, alguns docentes farão parte do cronograma de atividades da casa do Centro Tecnológico Comigo, compartilhando dados importantes para o meio agrícola. Uma das palestras na casa do CTC será ministrada pelo professor Dr. Alessandro Guerra da Silva, sobre o impacto dos nanofertilizantes no cultivo de soja, um estudo realizado pela pesquisadora Me. María Belén Ciacci, por meio de um convênio da Universidade com o Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA) e a Empresa Kioshi Stone da Argentina.


Para embasar os estudos, a pesquisadora argentina realizou testes na fazenda experimental da UniRV no mês de fevereiro, com o objetivo de gerar conhecimento científico que sustentasse o uso da tecnologia em áreas agrícolas, uma vez que, em Córdoba, uma equipe multidisciplinar de pesquisadores do INTA já testou diferentes fertilizantes líquidos baseados em nanopartículas minerais de alta pureza e analisam as vantagens de seu uso, dentre elas de como melhorar a produção e a absorção de nutrientes, além de reduzir a quantidade de insumos agrícolas, promovendo sempre o menor impacto ambiental.


Com a participação na programação do Centro Tecnológico, docente e pesquisadora terão a oportunidade de compartilhar os resultados alcançados durante os testes, e assim contribuir com a classe produtora. A nanotecnologia é a ciência que estuda as pequenas partículas. Seu uso na agricultura consiste na adubação com diferentes formulações de nanopartículas minerais de alta pureza. É comercializado através de um produto líquido e tem como vantagem exigir uma dose muito baixa nos cultivos agrícolas.

51 visualizações0 comentário