top of page
  • sitetecnoshowcomig

Sistema híbrido, com gerador à diesel e energia fotovoltaica, pode romper gargalos da produção rural

Opção é menos poluente e alternativa de autonomia energética, especialmente nos momentos críticos de cultivo com redução do custo de energia e aumento da confiabilidade elétrica operacional


Energia solar - Crédito Wenderson Araujo/CNA

O sistema híbrido de energia, com uso de gerador à diesel e energia fotovoltaica, é uma alternativa de autonomia energética para o produtor, especialmente nos momentos críticos de cultivo. A afirmação é do engenheiro eletricista e gerente corporativo de energia da Pivot Irrigação e Máquinas Agrícolas, Leonardo Gadia. Ele entende que existe um grande gargalo na infraestrutura elétrica para atender ao agronegócio e isso implica em dificuldades ao produtor do agro, mas ressalta que existem soluções que reduzem o custo com energia e aumentam a confiabilidade elétrica operacional.


Leonardo Gadia fará palestra sobre o assunto no dia 31 de março, às 9 horas, no Auditório 2, dentro da programação da Tecnoshow Comigo 2023. Ele informa que pretende apresentar soluções de energia fotovoltaica e sistemas híbridos de energia paras as mais diversas aplicações no agronegócio, além de mostrar cases com ganhos reais de operação e redução de custos. O sol é a segunda maior fonte de energia do Brasil. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), com 23,9 gigawatts em operação em 2022, ela ultrapassou a eólica.


Apesar de consumir diesel, a opção híbrida é menos poluente. Sem contar que, dentro do processo produtivo, a energia elétrica é o que mais onera o orçamento já que está em praticamente todo processo no campo e, assim, a modalidade híbrida pode ser vantajosa. Desde sistemas de manutenção de ordenha de vacas, de temperaturas para aviários, irrigação, produção, processamento e comercialização de grãos, entre outros.


Leonardo Gadia reforça que o pivô movido 100% a energia solar possui disponibilidade de energia apenas enquanto o sol está disponível com energia luminosa suficiente para acionar os motores elétricos do sistema e está sujeito a aparição de sombras causadas por nuvens, tendo sua operação pausada a cada vez que uma nuvem projeta uma sombra sobre os módulos fotovoltaicos.


Ele explica que as pausas constantes na irrigação por sombreamento de nuvens geram uma aplicação não uniforme da lâmina d’água e além de tudo, um pivô normalmente é projetado para jogar sua lâmina máxima em 21 horas, período em que é impossível se ter sol sem interrupção. “Caso se deseje projetar um pivô que dê uma volta completa em 9 horas mantendo a mesma lâmina d’água, o projeto se inviabiliza pela necessidade de uma parte aérea gigante, bombas superdimensionadas e um volume alto de água aplicado em curto espaço de tempo”.


Gadia detalha que o sistema híbrido com gerador à diesel e energia solar, por sua vez, não possui interrupção em sua operação por causa de sombreamentos já que a principal fonte energética é o diesel e o gerador fotovoltaico é um complemento energético do sistema híbrido que gera economia em torno de 30% do consumo de diesel. Em sistemas híbridos que possuem baterias, a economia pode chegar a 85% do diesel consumido.


 

Sobre a Tecnoshow Comigo

Com a proposta de auxiliar o produtor rural, a COMIGO iniciou, em 2002, o trabalho de geração e difusão de tecnologias agropecuárias, em Rio Verde, numa área que hoje ultrapassa 170 hectares (área total do CTC). Neste local, a cooperativa promove experiências tecnológicas o ano todo, em parceria com diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas, e realiza a Tecnoshow. A diversidade é uma marca registrada do evento. São máquinas e equipamentos agropecuários, plots agrícolas, animais das mais variadas espécies, palestras técnicas e econômicas, ações socioambientais e dinâmicas de pecuária, entre outros produtos e serviços. Trata-se de uma extensa vitrine de tecnologias para o homem do campo, seja pequeno, médio ou grande produtor.


FICHA TÉCNICA

TECNOSHOW COMIGO 2023 – 20 anos

Data: 27 a 31 de março de 2023 (segunda a sexta-feira)

Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) - Rio Verde – GO (Rodovia GO 174 S/N área rural de Rio Verde)

Horário: 8 às 18 horas

Entrada gratuita

Site: www.tecnoshowcomigo.com.br

Instagram: @tecnoshowcomigo

Facebook: @tecnoshowcomigo


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Assessoria de Comunicação da COMIGO

Weuller Freitas – (64) 3611-1522 / 99627-9897

Pedro Cabral – (64) 3611-1335 / 99264-3739

Samir Machado – (64) 3611-1647 / 99941-2288


Voltz Comunicação – Assessoria de imprensa da TECNOSHOW COMIGO

Ana Manuela Arantes – (62) 98142-6323 – anamanuela@voltzcomunicacao.com.br

Fernando Dantas – (62) 99227-2631 – fernando@voltzcomunicacao.com.br

Renan Rigo – (62) 98522-6645 – renan@voltzcomunicacao.com.br


206 visualizações0 comentário

Yorumlar


bottom of page