top of page
  • sitetecnoshowcomig

Plantio mecanizado avança em 2023 e é destaque na Tecnoshow COMIGO

Durante a 21ª edição da Tecnoshow COMIGO, produtores de cana poderão conhecer as últimas novidades em implementos agrícolas e conferir de perto a última geração da plantadora de cana automatizada 



O plantio mecanizado da cana-de-açúcar vem crescendo exponencialmente nos últimos dois anos. O último levantamento divulgado pelo IAC de 2023, mostra que o plantio mecanizado saltou de 54,6% em 2021 para 64,9% até o mês de março de 2023 e este crescimento se deve, principalmente, devido à falta e mão de obra para atuar na operação e aumento significativo de fiscalizações e ações por parte do Ministério Público do Trabalho. 


O mais recente levantamento da Consultoria BENRI, de 2024, que envolve informações de 164 unidades do Centro-Sul do país, também mostra que em usinas com excelência operacional, o plantio mecanizado já fazia parte de 93,80% do plantio em 2023. 


Como ainda existe uma parcela de quase 35% de produtores e usinas, de acordo com o levantamento de 2023 do IAC, que ainda fazem o plantio de forma manual, a tendência é que a mecanização do processo cresça ainda mais neste e nos próximos anos. 


E novas tecnologias vem sendo embarcadas nas máquinas para tornar o plantio mais eficiente, reduzindo perdas e diminuindo custos. Uso de tecnologias como automação, inovações em componentes e adição de dispositivos que preparam o solo, aplicam insumos e realizam uma operação mais completa, foi a aposta da DMB Máquinas, líder do seguimento de plantadoras. A companhia estará presente na 21ª edição da Tecnoshow COMIGO, evento que será realizado em Rio Verde (GO), de 8 a 12 de abril. 


Além do portifólio completo de implementos agrícolas para preparo de solo e trato de cana soca como eliminadores de soqueira, adubadores de disco de duas e três linhas, aplicadores de inseticidas em soqueira, sulcadores, cobridores e cultivadores quebra-lombro, o grande destaque este ano no stand da DMB será a Plantadora PCP6000 Automatizada.  

O produtor poderá conferir de perto toda a tecnologia disponível na PCP 6000 Automatizada, que tem mostrado números expressivos quanto as falhas, que chegaram a ficar abaixo de 3% em diversos clientes da companhia. 


A automatização é principal inovação da máquina que contribui para isso. Os sensores da PCP 6000 Automatizada reduzem as falhas e conferem melhor controle da distribuição de toletes. Outras modificações como ajustes feitos nos elevadores para que o fluxo de toletes seja mais uniforme e sejam melhor distribuídos nas canaletas de distribuição nos sulcos de plantio e o sulcador com dispositivo destorroador, removendo torrões e deixando o solo mais preparado e sem bolsões de ar para disposição dos toletes, também contribuem para a redução das falhas. 

A inserção de caixas específicas para aplicação de óxido de cálcio e magnésio, além da adubadeira de 1250 kg, foram evoluções tecnológicas que permitem um plantio com alta performance. 


O consumo de mudas evoluiu bastante, e atualmente temos produtores e usinas clientes que têm conseguido realizar um plantio com um gasto de mudas próximo a 11 toneladas de cana por hectare. 


“Se olharmos para a média dos produtores que fazem o plantio mecanizado com plantadoras DMB mais novas, a média é de 13 t por hectare. Então acabou a ideia de que o plantio mecanizado gasta muitas mudas por hectare”, afirma Auro Pardinho, gerente de Marketing da DMB.  


Outro grande destaque da feira será o novo quebra-lombo desenvolvido especificamente para o plantio mecanizado de cana. “Desenvolvemos essa tecnologia a pedido de um grande cliente para trazermos maior qualidade do plantio mecanizado, pois os modelos de quebra-lombo tradicionais não realizam o mesmo trabalho que este”, adiciona Pardinho.  


Realização de negócios e 60 anos de DMB 

A Tecnoshow Comigo é importante oportunidade para os produtores rurais da região a conhecerem as novidades do agronegócio e fazerem grandes negócios com as principais empresas do agro. No ano passado, com 650 expositores e mais de 138 mil participantes, a feira contabilizou R$ 11 bilhões em negócios, número que, segundo a organização, deverá ser mantido.   


Para a DMB, a Tecnoshow COMIGO é uma das feiras mais importantes para a DMB. “É uma feira que cresceu muito ao longo dos últimos anos. É importante destacar que a cultura da cana tem se expandido cada vez mais no Estado de Goiás e junto com essa expansão nossa área de atuação também aumentou. Durante a feira realizamos bons negócios e também conseguimos prospectar clientes para concretizar vendas ao longo do ano”, destaca Pardinho.  


Esse ano a DMB estará com um stand especial, com novo layout em comemoração aos 60 anos que a companhia comemora em 2024! Venha conhecer nosso stand, que estará localizado na Avenida F entre as ruas 4 e 5. 


Sobre a DMB – A DMB Máquinas e Implementos Agrícolas Ltda, foi fundada em 05 de agosto de 1964 na cidade de Sertãozinho, SP, e, desde o início, sempre esteve atenta às necessidades dos seus clientes. Acompanhando de perto o desenvolvimento do setor canavieiro, tornou-se a empresa de maior tradição na produção de implementos para a cultura da cana-de-açúcar. A DMB fabrica uma extensa linha de implementos que são utilizados em todas as fases de desenvolvimento da cultura da cana como subsoladores, sulcadores, cobridores, cultivadores "quebra-lombo", carretas para distribuição de torta de filtro, adubadores para cana crua com aplicação em profundidade, aplicadores de inseticidas em soqueiras e desenleiradores para cana crua. A empresa ainda é pioneira e líder no segmento de plantadoras de cana. Conheça: www.dmb.com.br   

38 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page