top of page
  • sitetecnoshowcomig

Impacto do bem-estar animal na produtividade da pecuária será discutido na Tecnoshow Comigo 2023

Pecuarista Carmen Perez, referência pela sua luta a favor do bem-estar animal e das boas práticas na pecuária, ministrará palestra no evento. Aposta na desmama lado a lado e transporte cuidadoso de animais estão entre as pautas defendidas pela palestrante

Crédito: Divulgação/Arquivo pessoal


No dia a dia nas fazendas, já está comprovado que a produtividade na pecuária é impactada diretamente quando ocorrem situações de estresse para o animal, com reflexos como a redução na produção de carne e leite. Avaliar as práticas de manejo é uma atitude relevante para garantir qualidade de vida ao animal e ainda evitar prejuízos. Todos esses cuidados necessários serão temas de palestra, que será realizada no dia 29 de março, na Tecnoshow Comigo 2023. A pecuarista Carmen Perez, referência no assunto, foi convidada para conduzir a palestra “Bem-estar animal na pecuária”, prevista para as 14 horas, no auditório 1, do Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO).


Carmen transformou as práticas baseadas em ciência do bem-estar animal em sua fazenda, localizada na região de Barra do Garças (MT), e tem compartilhado as experiências com outros pecuaristas. Um dos exemplos de sua jornada na pecuária é a sua atuação para reduzir e extinguir a marcação de fogo nos animais - ela critica a prática realizada na face do animal, por ser um local sensível, devido à riqueza em terminações nervosas.


Outros manejos que ela desenvolve é a desmama lado a lado e a massagem (ou imprinting) ao nascimento. “São práticas que, com base na ciência, mostraram inclusive ganhos produtivos, que refletem no peso e em ganhos na reprodução. Ultimamente, também tenho me dedicado a estudar as questões de transporte dos animais, já que esta também é uma etapa desafiadora sob a ótica do bem-estar animal”, ressalta Carmen.


A partir de sua história, a pecuarista também já protagonizou o filme e, posteriormente, a série “Quando Ouvi a Voz da Terra”, que aborda questionamentos sobre a produção. A pecuarista é uma liderança feminina no agro e foi presidente do Núcleo Feminino do Agronegócio, grupo que participa até hoje. Também editou o livro sobre o tema bem-estar animal e, há três anos, participa do evento do mesmo tema organizado pela Câmara Brasil e Alemanha. Atualmente tem uma coluna mensal nas mídias da revista Forbes.


Sobre a Tecnoshow Comigo

Com a proposta de auxiliar o produtor rural, a COMIGO iniciou, em 2002, o trabalho de geração e difusão de tecnologias agropecuárias, em Rio Verde, numa área que hoje ultrapassa 170 hectares (área total do CTC). Neste local, a cooperativa promove experiências tecnológicas o ano todo, em parceria com diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas, e realiza a Tecnoshow. A diversidade é uma marca registrada do evento. São máquinas e equipamentos agropecuários, plots agrícolas, animais das mais variadas espécies, palestras técnicas e econômicas, ações socioambientais e dinâmicas de pecuária, entre outros produtos e serviços. Trata-se de uma extensa vitrine de tecnologias para o homem do campo, seja pequeno, médio ou grande produtor.

 

FICHA TÉCNICA

TECNOSHOW COMIGO 2023 – 20 anos

Data: 27 a 31 de março de 2023 (segunda a sexta-feira)

Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) - Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)

Horário: 8 às 18 horas

Entrada gratuita

Site: www.tecnoshowcomigo.com.br

Instagram: @tecnoshowcomigo

Facebook: @tecnoshowcomigo



INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Assessoria de Comunicação da COMIGO

Weuller Freitas – (64) 3611-1522 / 99627-9897

Pedro Cabral – (64) 3611-1647 / 99264-3739

Samir Machado – (64) 3611-1647 / 99941-2288


Voltz Comunicação – Assessoria de imprensa da TECNOSHOW COMIGO

Ana Manuela Arantes – (62) 98142-6323 – anamanuela@voltzcomunicacao.com.br

Fernando Dantas – (62) 99227-2631 – fernando@voltzcomunicacao.com.br

Renan Rigo – (62) 98522-6645 – renan@voltzcomunicacao.com.br


110 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page