• sitetecnoshowcomig

Governo de Goiás participa da Tecnoshow Comigo 2022 com exposições, tecnologia e orientações


Estande que reúne secretarias e agências estaduais oferece palestras, atendimentos e acesso a produtos. “O setor rural sabe que quem produz e trabalha têm sempre o apoio de um governo que acredita nesse setor”, ressalta o governador Ronaldo Caiado


A abertura da Tecnoshow Comigo, nesta segunda-feira (04/04), marca a volta do público aos grandes eventos agropecuários, e quem for ao Centro Tecnológico Comigo (CTC), em Rio Verde, vai poder conferir uma série de atrações e eventos no estande do Governo de Goiás, que reúne secretarias e agências estaduais. Estruturado em parceria com a Prefeitura de Rio Verde, o espaço tem uma ampla programação de encontros, palestras, exposições de produtos, demonstrações técnicas, atendimentos e outras atividades. As atividades seguem no local até sexta-feira (08/04), sempre das 8 às 18 horas.


O estande reúne a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). “O setor rural sabe que quem produz e trabalha têm sempre o apoio de um governo que acredita nesse setor”, ressalta o governador Ronaldo Caiado.


No caso da Seapa, já estão agendados encontros com representantes de empresas, gestores municipais, lideranças setoriais e investidores. A Secretaria quer aproveitar a oportunidade para divulgar o potencial dos bioinsumos (ativos biológicos que podem substituir total ou parcialmente os insumos químicos) e das regiões goianas, especialmente da porção Norte do Estado. Ao lado da Agrodefesa, vai oferecer ainda discussões sobre temas relevantes como produção e comercialização de proteína, conectividade, infraestrutura, logística e sanidade animal.


Para o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, a volta da Tecnoshow traz otimismo. “A Tecnoshow é um dos maiores eventos do setor no Brasil. O produtor rural vai novamente poder ficar de frente com as inovações e fazer grandes negócios. Estamos trabalhando e dando todo o apoio para que tenhamos um ano de muitos avanços”, afirma. Mendonça lembra que feiras agropecuárias e de tecnologia rural como a Tecnoshow de Rio Verde, a Tecnoleite de Morrinhos e a Expopec de Porangatu são importantes instrumentos para movimentar a economia e promover a difusão tecnológica no campo.


Segundo o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, a visibilidade tecnológica conferida durante a feira condiz exatamente com os propósitos do Governo de Goiás, de estimular o aumento da produtividade por meio de ações sustentáveis e inovadoras. “Tivemos a iniciativa de trazer para Rio Verde a liberação inédita do sinal 5G, ainda em 2020, para que, junto ao Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagri), pudéssemos conduzir pesquisas de tecnologia aplicadas ao campo. Acreditamos que a evolução do agronegócio depende de mecanismos que conferem o seu melhor aproveitamento, sem agredir ao meio ambiente”, declara. O estudo mencionado, conduzido junto ao Ceagri, buscou mapear com drones as lavouras da fazenda modelo para indicar a quantidade exata de uso de fertilizantes e a necessidade de combate de pragas, visando o enriquecimento do solo e o uso preciso de defensivos agrícolas.


Uma atração a mais para o visitante da Tecnoshow é o plot agrícola da Emater. Na área, ele pode conferir de perto e tirar dúvidas sobre o desenvolvimento de cultivares de capim, arroz e mandioca. A Agência também vai expor mudas de espécies pesquisadas, como o pequi sem espinho, e apresentar a tecnologia que usa culturas de tecidos para produzir materiais mais resistentes e livres de pragas e doenças. Já há variedades de banana, abacaxi e orquídeas testadas com a novidade. As equipes da Emater ainda vão realizar plantão de atendimento ao público para fornecer informações e tirar dúvidas sobre técnicas agropecuárias e programas governamentais.


Capital do agro

Sede da Tecnoshow desde 2002, Rio Verde pode ser chamada de capital goiana do agronegócio. O município ocupa o primeiro lugar estadual e o terceiro nacional em Valor Adicionado da Agropecuária (R$ 1,5 bilhão). Na agricultura, é o maior produtor goiano de soja (1,4 milhão de toneladas) e milho (2,2 milhões de toneladas). É também o maior produtor brasileiro de sorgo (148 mil toneladas). Na pecuária, responde pelo maior plantel de suínos do Estado (660 mil cabeças) e pelo segundo maior de galináceos (11,2 mil cabeças). Os dados foram compilados pela Gerência de Inteligência de Mercado da Seapa, com base em informações do último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


A 19ª edição da Tecnoshow Comigo traz como tema “Produtores alimentam cidades”. A feira vai oferecer ao visitante 65 hectares de espaço, com 600 estandes de empresas, entidades e órgãos governamentais. No local, o público vai encontrar as principais novidades em máquinas e implementos, palestras, dinâmicas, exposições de animais e plots agrícolas (áreas experimentais e demonstrativas).


Serviço

Assunto: 19ª Tecnoshow Comigo / Estande do Governo de Goiás na feira

Quando: 4 a 8 de abril de 2022, das 8 às 18 horas

Abertura oficial: Segunda-feira (04/04), às 8h30, no Auditório 1, com presença do governador Ronaldo Caiado

Onde: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) – Rio Verde – (GO), Rod. GO-174, km 252, Zona Rural

Site oficial: www.tecnoshowcomigo.com.br


Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás

257 visualizações0 comentário