top of page
  • sitetecnoshowcomig

Estande do CTC demonstra o impacto de cada nutriente para a planta de soja

Temática também foi abordada na feira em palestra e isso comprova o caráter de diálogo e intercâmbio entre teoria e prática. Nitrogênio, fósforo e potássio estão entre os principais elementos pesquisados




Em 2023, a principal atração do Centro Tecnológico COMIGO (CTC) são os plots de demonstração de deficiências nutricionais na cultura da soja. As plantas foram colocadas em aquários transparentes, com as raízes imersas em água. É possível fazer uma comparação entre a planta que está sem adição de nutrientes e a que tem outros nutrientes, como o Nitrogênio, por exemplo.


Essa é uma dinâmica interessante, para que os produtores enxerguem o impacto de cada nutriente na planta. “É muito importante para o produtor saber sobre cada nutriente. Não adianta fazer tudo certinho e faltar nitrogênio, fósforo, potássio. A gente conseguiu ilustrar isso através dos aquários, com essa demonstração que é muito bacana”, celebra Hara.


O assunto, inclusive, foi abordado pelo ex-professor da Universidade de São Paulo (USP), Antonio Luiz Fancelli, sobre manejo fisiológico e nutricional da soja para alta produtividade. A engenheira agrônoma Marília Gervásio, de 24 anos, trabalha na área de nutrição e fisiologia. Marília explica como a palestra foi importante para concretizar algumas certezas. “Agora, a moda é Boro, Magnésio e Nitrogênio [para a nutrição da soja]. E, com a palestra, eu acho que a gente está no caminho certo. Agregou muito para mim, de verdade”, afirma a jovem. E o coordenador do CTC ressalta esse caráter de diálogo e intercâmbio promovido pela Tecnoshow: nada melhor do que unir a teoria com a prática.




Porteiras abertas para o produtor

Ao longo de todo o ano, profissionais mantêm atividades em um espaço voltado à pesquisa e inovação. O coordenador de Difusão de Tecnologias/Pesquisas do CTC, Eduardo Hara, explica que a maior assertividade nas ações do centro depende dos canais de diálogo com os produtores rurais. “É essencial para conhecermos as demandas e até mesmo selecionar o que é mais urgente, mais importante para os produtores. Se conseguirmos ranquear isso é muito melhor”, afirma.


E esse diálogo tem se intensificado cada dia mais. No estande do CTC montado na feira, produtores e estudantes demonstraram interesse crescente. “Alguns produtores leram nosso material de pesquisa e vieram tirar algumas dúvidas. A gente sente que está fazendo pesquisa e atingindo o nosso público, que está vindo pra cá.” Os materiais teóricos das pesquisas podem ser acessados por qualquer pessoa no site da COMIGO www.comigo.coop.br.


Além disso, o Centro promove workshops para difusão de pesquisa e tecnologia. Fora da feira, existe, também, a possibilidade de fazer visitas agendadas e isso possibilita ao produtor ver de perto as pesquisas que estão sendo realizadas. Os produtores podem, inclusive, consultar a equipe técnica sobre as situações e dificuldades enfrentadas nas lavouras ou nas criações de animais. Assim, os profissionais podem auxiliar na busca por soluções mais assertivas.

 

Sobre a Tecnoshow Comigo

Com a proposta de auxiliar o produtor rural, a COMIGO iniciou, em 2002, o trabalho de geração e difusão de tecnologias agropecuárias, em Rio Verde, numa área que hoje ultrapassa 170 hectares (área total do CTC). Neste local, a cooperativa promove experiências tecnológicas o ano todo, em parceria com diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas, e realiza a Tecnoshow. A diversidade é uma marca registrada do evento. São máquinas e equipamentos agropecuários, plots agrícolas, animais das mais variadas espécies, palestras técnicas e econômicas, ações socioambientais e dinâmicas de pecuária, entre outros produtos e serviços. Trata-se de uma extensa vitrine de tecnologias para o homem do campo, seja pequeno, médio ou grande produtor.


FICHA TÉCNICA

TECNOSHOW COMIGO 2023 – 20 anos

Data: 27 a 31 de março de 2023 (segunda a sexta-feira)

Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) - Rio Verde – GO (Rodovia GO 174 S/N área rural de Rio Verde)

Horário: 8 às 18 horas

Entrada gratuita

Site: www.tecnoshowcomigo.com.br

Instagram: @tecnoshowcomigo

Twitter: @tecnoshowcomigo


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Assessoria de Comunicação da COMIGO

Weuller Freitas – (64) 3611-1522 / 99627-9897

Pedro Cabral – (64) 3611-1335 / 99264-3739

Samir Machado – (64) 3611-1647 / 99941-2288


Voltz Comunicação – Assessoria de imprensa da TECNOSHOW COMIGO

Ana Manuela Arantes – (62) 98142-6323 – anamanuela@voltzcomunicacao.com.br

Fernando Dantas – (62) 99227-2631 – fernando@voltzcomunicacao.com.br

Renan Rigo – (62) 98522-6645 – renan@voltzcomunicacao.com.br


55 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page