top of page
  • sitetecnoshowcomig

Energia solar é método para solução energética de produtores

Engenheiro elétrico Fernando Negri Vaciloto apresenta soluções solares

para agronegócio durante Tecnoshow Comigo





O crescimento do uso da energia solar também acontece no campo. Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) mostram que no Brasil, em 2022, o uso de energia fotovoltaica correspondia a 7,8% da matriz energética do país e que a tendência é de crescimento. Engenheiro elétrico Fernando Negri Vaciloto ministrou palestra no auditório 2 da Tecnoshow Comigo na última terça-feira, 28 de março, para apresentar soluções solares para o agronegócio e aproveitou para tirar dúvidas de quem deseja aderir à modalidade.


Vaciloto explica que entre as vantagens da energia solar está que ela pode ser instalada em qualquer lugar, até mesmo onde o acesso é difícil. Ele listou casos de energia solar instalada em regiões distantes onde um produtor já havia sido informado que precisaria pagar bilhões para ter acesso à energia elétrica. Também listou casos em que depois da instalação de equipamentos solares, a conta no final do mês ficou consideravelmente mais baixa para o produtor. “A nossa ideia é ampliar o conhecimento sobre a energia solar para que ele pense o que pode ser mais vantajoso.”



A energia solar, por ser considerada uma energia limpa, é buscada cada vez mais pelos produtores. Essa é uma das medidas que podem ser tomadas dentro dos planos dos empresários do agro para garantir respeito ao meio ambiente, redução de gases poluentes e sustentabilidade, exigências dentro dos padrões de boas práticas do ESG (Environmental, Social e Governance que significam meio ambiente, social e governança.) A Absolar também divulgou que, no ano passado, foram evitados mais 23,6 milhões de toneladas de CO2, também conhecido como gás carbônico.


Durante sua conversa com os visitantes da feira, Fernando Vaciloto disse que os sistemas podem ser usados para pivôs de irrigação, por exemplo. “Temos casos de pessoas que estão economizando R$ 4 mil por dia a cada dois pivôs, outros casos de R$ 3 mil a cada dois pivôs. Então cada caso precisa ser analisado um a um por um engenheiro para traçar um plano que atenda às necessidades de cada um.”


 

Sobre a Tecnoshow Comigo

Com a proposta de auxiliar o produtor rural, a COMIGO iniciou, em 2002, o trabalho de geração e difusão de tecnologias agropecuárias, em Rio Verde, numa área que hoje ultrapassa 170 hectares (área total do CTC). Neste local, a cooperativa promove experiências tecnológicas o ano todo, em parceria com diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas, e realiza a Tecnoshow. A diversidade é uma marca registrada do evento. São máquinas e equipamentos agropecuários, plots agrícolas, animais das mais variadas espécies, palestras técnicas e econômicas, ações socioambientais e dinâmicas de pecuária, entre outros produtos e serviços. Trata-se de uma extensa vitrine de tecnologias para o homem do campo, seja pequeno, médio ou grande produtor.


FICHA TÉCNICA

TECNOSHOW COMIGO 2023 – 20 anos

Data: 27 a 31 de março de 2023 (segunda a sexta-feira)

Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) - Rio Verde – GO (Rodovia GO 174 S/N área rural de Rio Verde)

Horário: 8 às 18 horas

Entrada gratuita

Site: www.tecnoshowcomigo.com.br

Instagram: @tecnoshowcomigo

Twitter: @tecnoshowcomigo


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Assessoria de Comunicação da COMIGO

Weuller Freitas – (64) 3611-1522 / 99627-9897

Pedro Cabral – (64) 3611-1335 / 99264-3739

Samir Machado – (64) 3611-1647 / 99941-2288


Voltz Comunicação – Assessoria de imprensa da TECNOSHOW COMIGO

Ana Manuela Arantes – (62) 98142-6323 – anamanuela@voltzcomunicacao.com.br

Fernando Dantas – (62) 99227-2631 – fernando@voltzcomunicacao.com.br

Renan Rigo – (62) 98522-6645 – renan@voltzcomunicacao.com.br


20 visualizações0 comentário

Bình luận


bottom of page