top of page
  • sitetecnoshowcomig

Embrapa apresenta inovações tecnológicas na Tecnoshow

Pesquisadores ministrarão palestras técnicas no auditório do Centro Tecnológico Comigo sobre trigo tropical, manejo do gergelim e bionsumos para uso em diferentes culturas



A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) irá participar da Tecnoshow 2024, evento a ser realizado de 08 a 12 de abril, pela cooperativa Comigo, em Rio Verde (GO), demonstrando diferentes soluções tecnológicas para os sistemas produtivos e lançando o Manual de Análises de Bioinsumos para Uso Agrícola: Inoculantes Os pesquisadores irão ministrar também palestras técnicas no auditório do Centro Tecnológico Comigo sobre trigo tropical, manejo do gergelim e bionsumos para uso em diferentes culturas

 

Lançamento - O Manual de Análises de Bioinsumos para Uso Agrícola: Inoculantes, de autoria da analista Eduara Ferreira e dos pesquisadores Marco Antonio Nogueira e Mariangela Hungria, aborda os diferentes aspectos sobre o controle de qualidade de bioinsumos. O lançamento da publicação está previsto para ser realizado no dia 9 de abril, às 11h, no auditório 2, onde a pesquisadora Mariangela Hungria ministrará palestra sobre o uso de biológicos na cultura da soja. 

 

Na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, serão apresentadas duas variedades de feijão guandu (BRS Guatá e BRS Mandarim), duas cultivares de trigo para o Cerrado (BRS 264 e BRS 404) um gergelim (BRS Anahi), um capim elefante (BRS Capiaçu), um capim Andropagon gayanus (BRS Sarandi) e o capim braquiária (BRS Integra) inoculado e sem inoculação, além de três cultivares de soja.  

 

Cultivares de soja - Novidade este ano, a cultivar de soja transgênica BRS 7881IPRO se destaca pela elevada produtividade, sanidade, tolerância a nematoides e estabilidade. No âmbito da parceria Embrapa e do Instituto Soja Livre, criado em 2017 para contribuir para o desenvolvimento do mercado de soja convencional, serão apresentadas duas cultivares: BRS 7781: 

BRS 7582:

 

A Embrapa também irá demonstrar sua coleção de cultivares de soja, desenvolvidas em parceria com a Fundação Meridional. As cultivares estarão em demonstração no espaço da Fundação Meridional: BRS 511, BRS 546, BRS 573, BRS 774, BRS 2562, BRS 1003, BRS 1061, BRS 1064 e BRS 1075. 

 

Trigo tropical - O trigo, cultivado tanto no bioma de Cerrado quanto em Mata Atlântica, contabiliza mais de 430 mil hectares com cultivos nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, São Paulo e no Distrito Federal. Apesar do crescimento nos últimos anos, a área com trigo em ambiente tropical ainda representa apenas 12,5% do potencial, dos 4 milhões de hectares, estimados pela Embrapa Territorial. Na vitrine de tecnologias da Embrapa na Tecnoshow Comigo estarão a campo duas cultivares de trigo para esta região: BRS 264 e BRS 404.  

 

Soja Baixo Carbono – Os visitantes poderão acompanhar ainda a demonstração do Programa Soja Baixo Carbono, a partir de um painel de quatro metros de altura com raízes de nove leguminosas e gramíneas inoculadas e sem inoculação: (soja, milho, milheto, feijão guandu, crotálaria, panicum BRS Zuri, braquiária brizanta BRS Piatã e braquiária ruziziensis). A proposta é apresentar tecnologias recomendadas para a produção de soja baixo carbono, como a coinoculação da soja com as bactérias fixadoras de nitrogênio (Bradyrhizobium) e as promotoras de crescimento (Azospirillum). 

 

A inoculação das sementes de soja é uma pratica indispensável para fornecer o nitrogênio (N) que a soja necessita, por intermédio da bactéria (Bradyrhizobium). Os rizóbios infectam as raízes da soja, formando os nódulos e, no seu interior, ocorre o processo de Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN). “Essa solução propicia uma economia anual estimada em R$ 38 bilhões por safra, ao dispensar o uso de adubos nitrogenados”, explica a pesquisadora Mariangela Hungria, da Embrapa Soja. Em 2014, a Embrapa Soja identificou outra bactéria benéfica que estimula o crescimento da soja (Azospirillum). A associação dessas duas bactérias resulta em ganhos de produtividade da ordem de 16%, por ano. Esta tecnologia estará em demonstração na área da Embrapa no Tecnoshow. 

 

Programação de palestras 

 

Trigo no ambiente tropical 

Data e horário: 09/04 às 9h 

Jorge Lemainski – Embrapa 

Local: Auditório 4 

  

Uso de biológicos na cultura da soja 

Data e horário: 09/04 às 11h 

Mariângela Hungria – Embrapa 

Local: Auditório 2 

 

Aspectos do manejo da cultura do gergelim 

Data e horário: 11/04 às 13h30 

Valdinei Sofiatti - Embrapa 

Local: Auditório 2 

 

Lebna Landgraf (MTb 2903/PR) 

soja.imprensa@embrapa.br (43) 3371-6061 (whatsapp) 

12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page