top of page
  • sitetecnoshowcomig

Compromisso com a sustentabilidade: Tecnoshow Comigo calcula emissão de gases de efeito estufa

Com a criação do Protocolo, em 2023, a feira firma o compromisso com a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente. Além disso, também há a separação e a reciclagem do lixo coletado e a entrega de duas mil mudas de árvores diariamente




Uma das novidades da Tecnoshow Comigo 2023 é o lançamento do Protocolo Emissão de Gases de Efeito Estufa. A proposta é monitorar os gases emitidos durante a feira, além das compensações ou sequestro de carbono proporcionados pelo evento. Somada a outras ações ao longo da feira, a Tecnoshow se firma como um evento que tem compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.


O coordenador de Meio Ambiente da feira, Reginaldo Passos, explica como a dinâmica funciona. Existem dois cálculos: primeiro, o que foi emitido de gases de efeito estufa. Em segundo, o quanto é sequestrado de gás carbônico. “E então chega-se ao resultado, para saber se a feira está com saldo positivo ou negativo”, afirma.


Para que os cálculos sejam feitos são determinados três escopos, definidos a partir do tipo de emissor dos gases:


1) O que é gerado diretamente. Por exemplo, um gerador que, com a combustão, emite gás carbônico;

2) Os chamados gases dispersos, emitidos pelo gado, por exemplo. Calcula-se a partir da quantidade de animais;

3) Os veículos dos visitantes. O cálculo é aproximado, feito com base na capacidade de lotação do estacionamento da feira.


A partir da coleta destes números é feito um balanço, para saber se a feira está devendo ou se tem um quadro positivo de captação de carbono. “Pretendemos levantar todos os pontos de emissão de gases de efeito estufa, de acordo com os protocolos, e o sistema calcula sozinho. Diante disso, a gente vê qual é a quantidade de gás carbono que a feira emitiu o período de funcionamento da Tecnoshow”, diz Reginaldo.



Entrega de mudas

Até o final da feira serão entregues 20 mil mudas para os visitantes, com a média de entregas de 2 mil por dia. E a aceitação tem sido muito positiva. “Quando chega por volta das 15 horas, o total de mudas do dia já foi todo entregue”. Foi criado um kit, com oito mudas para cada pessoa. Dentre as espécies estão: Ipê, Jacarandá e Aroeira.



Reciclagem

Em 2022, a Tecnoshow Comigo coletou 65 toneladas de material reciclável. Este ano, a separação de resíduos continua acontecendo de forma eficaz durante os cinco dias de evento. E Reginaldo explica qual foi a estratégia criada para que o público faça adesão ao projeto. “A separação dos resíduos é feita por meio de recipientes. As caixas de papelão com sacos azuis são destinadas para recicláveis. As lixeiras brancas com sacos pretos são para resíduos comuns”. E a coleta é feita pela Cooperativa de Trabalho de Catadores de Material Reciclável em Geral do Sudoeste Goiano, a Coop-Recicla, que separa os recicláveis e fica responsável pela correta destinação.


Sobre a Tecnoshow Comigo

Com a proposta de auxiliar o produtor rural, a COMIGO iniciou, em 2002, o trabalho de geração e difusão de tecnologias agropecuárias, em Rio Verde, numa área que hoje ultrapassa 170 hectares (área total do CTC). Neste local, a cooperativa promove experiências tecnológicas o ano todo, em parceria com diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas, e realiza a Tecnoshow. A diversidade é uma marca registrada do evento. São máquinas e equipamentos agropecuários, plots agrícolas, animais das mais variadas espécies, palestras técnicas e econômicas, ações socioambientais e dinâmicas de pecuária, entre outros produtos e serviços. Trata-se de uma extensa vitrine de tecnologias para o homem do campo, seja pequeno, médio ou grande produtor.


FICHA TÉCNICA

Próxima edição da Tecnoshow Comigo já tem data marcada: será de 8 a 12 de abril

Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) - Rio Verde – GO (Rodovia GO 174 S/N área rural de Rio Verde)

Horário: 8 às 18 horas

Entrada gratuita

Site: www.tecnoshowcomigo.com.br

Instagram: @tecnoshowcomigo

Twitter: @tecnoshowcomigo


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Assessoria de Comunicação da COMIGO

Weuller Freitas – (64) 3611-1522 / 99627-9897

Pedro Cabral – (64) 3611-1335 / 99264-3739

Samir Machado – (64) 3611-1647 / 99941-2288


Voltz Comunicação – Assessoria de imprensa da TECNOSHOW COMIGO

Ana Manuela Arantes – (62) 98142-6323 – anamanuela@voltzcomunicacao.com.br

Fernando Dantas – (62) 99227-2631 – fernando@voltzcomunicacao.com.br

Renan Rigo – (62) 98522-6645 – renan@voltzcomunicacao.com.br


17 visualizações0 comentário
bottom of page