• sitetecnoshowcomig

Certificado internacional de produção responsável de soja é entregue a cooperados


Documento que atesta a adesão de boas práticas agrícolas nas lavouras é resultado do Programa Pensar Valore, do qual a COMIGO é parceira na execução


Depois de muito trabalho para se adequarem às normas da Round Table Responsable Soy (RTRS), associação internacional de soja responsável, sete produtores cooperados da COMIGO receberam hoje, 07, no auditório 2, o certificado que atesta para o mercado a produção consciente do grão - econômica, social e ambientalmente falando. O reconhecimento marca o final de uma etapa do Programa de Evolução e Gestão Sócio Ambiental Responsável, o Pensar Valore, e servirá para a disseminação de boas práticas agrícolas de sustentabilidade dentro do setor agropecuário.


Para o vice-presidente administrativo-financeiro da Comigo, Dourivan Cruvinel, o programa ajuda a corrigir o que produtor não vê que está errado. “Precisamos levar isso para outras unidades. É algo que vai ser bom para todos, inclusive para o nosso país. Devemos, cada um de nós, convidar um parente ou um vizinho para fazer parte desse programa e somar", fala o vice-presidente.


A iniciativa, idealizada e executada pela parceria entre a COMIGO, Bayer e Produzindo Certo, acompanhou o desenvolvimento de outros nove produtores que ainda não conseguiram se adequar totalmente às exigências da RTRS, mas que devem se enquadrar e receber o certificado nos próximos meses. Para Cristhiane Simioli, gerente operacional da Produzindo Certo, os cooperados certificados, fazem parte de um grupo seleto. “"Hoje é um dia de celebração e quero parabenizar os produtores presentes, porque vocês fazem parte de um seleto grupo, que mostra pro Brasil que é possível sim produzir de forma sustentável com respeito às pessoas e ao meio ambiente. Obrigada à Cooperativa e a Bayer que acreditaram no nosso trabalho, e também, os produtores que sempre nos receberam de portas abertas e foram transparentes. Isso fez a diferença pra chegarmos nesse resultado", comemora Simioli.

O programa nasceu da vontade compartilhada pelas três entidades/empresas, de valorizar a produção da soja, apoiando os produtores associados da cooperativa, na implementação de práticas agrícolas nos padrões internacionais da RTRS. De acordo com Claudia Quaglierini, gerente de inovação aberta da Bayer, os produtores fizeram um trabalho excelente. “"É um prazer estar aqui com vocês. Agradeço à parceria da Comigo e Produzindo Certo. Parabéns produtores, que já fazem um trabalho excelente, mas com a certificação vão garantir uma agricultura sustentável na prática, uso correto e seguro dos produtos e podem provar o quanto a agricultura brasileira é importante e sustentável", explica Cláudia.

O cooperado certificado Matheus Viana, da fazenda São Thomaz, elogia o programa. “Ele é importante para expor todo potencial que o agro tem. Ele mostra como produzimos de forma sustentável e com mais qualidade", finaliza Viana.

Confira a lista de cooperados certificados:

Sebastião Carlos Veloso

Sérgio Marcos Nogueira

Antônio Chavaglia

Hugo Domingos Giraldi

Ricardo Vian

Dourivan Cruvinel de Souza

Astolfo Alves de Souza

106 visualizações0 comentário