Foto
10 mar

Tecnoshow Comigo discute a construção química do perfil de solo para altas produtividades

Palestra será ministrada no Instituto de Ciência e Tecnologia Comigo (ITC) pelo pesquisador da Embrapa, Rafael Nunes

As principais estratégias de construção química de um perfil de solo para altas produtividades de cultivos anuais serão apresentadas no dia 31 de março, às 14 horas, no auditório 1, durante palestra na Tecnoshow Comigo. O tema será abordado pelo pesquisador de Fertilidade do Solo da Embrapa Cerrados, Rafael Nunes. De acordo com ele, existe um consenso de que o manejo fito técnico existente é bem realizado e o grande gargalo para o aumento da produtividade agrícola esta na construção de um solo produtivo. “Outro consenso é o de que esta construção do solo deve considerar camadas mais profundas do que ocorre usualmente, favorecendo a cultura a suportar os desafios da falta de água ao longo do ciclo. Por fim, a melhoria do ambiente solo ocorre de forma gradativa e com um custo por vezes elevado, realidade que justifica um manejo planejado”, explica. 

O pesquisador acrescenta que o principal desafio para fazer essa construção está em compreender o funcionamento químico do solo, as demandas das culturas e como isso interage com o ambiente de produção existente em cada talhão da propriedade. “Tendo isso bem definido, a tomada de decisão por práticas de manejo fica facilitada, devendo ser realizada com o maior critério possível”, relata. 

Aprendizado
Para alcançar altas produtividades, Rafael Nunes afirma que o produtor precisa evitar alguns erros que são cometidos em campo. “O principal equívoco é achar que as tecnologias inovadoras em corretivos e fertilizantes irão desempenhar o papel de um bom manejo do sistema de produção. Outro erro é aderir a tecnologias sem comprovação científica a campo ou que não representam o maior gargalo do sistema de produção em questão, a despeito de outras, consagradas e capazes de proporcionar os maiores benefícios. Por fim, é preciso tomar a decisão com base no custo da tecnologia e o potencial real de incremento da produtividade, almejando máxima rentabilidade no investimento”, destaca. 

Sobre a Tecnoshow Comigo
Maior feira de tecnologia rural do Centro-Oeste e uma das maiores do setor no País, a Tecnoshow Comigo 2020 será realizada de 30 de março a 3 de abril, em Rio Verde (GO), com expectativa de tentar superar a movimentação financeira do ano anterior de R$ 3,4 bilhões - recorde de 2019 entre as feiras de difusão de tecnologia rural no País. O público verá grandes novidades em máquinas, veículos e equipamentos agropecuários, insumos e resultados de pesquisas, assim como demonstrações e lançamentos de novas variedades de cultivares, exposição de animais e diversas palestras. 

FICHA TÉCNICA
TECNOSHOW COMIGO 2020
Data: 30 de março a 03 de abril de 2020 (segunda a sexta-feira)
Local: Instituto de Ciência e Tecnologia Comigo (ITC) - Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)
Horário: 8 às 18 horas
Serviço: Geração e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, Exposição de Máquinas, Equipamentos e Veículos, Palestras, Exposição de Animais. 
Site: www.tecnoshowcomigo.com.br | Twitter e Instagram: @tecnoshowcomigo

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação da COMIGO
Wêuller Freitas – (64) 3611-1522 / 99627-9897
Bruno Kamogawa – (64) 3611-1690 / 99282-2213
Samir Machado – (64) 3611-1647 / 99941-2288

Voltz Comunicação – Assessoria de imprensa da TECNOSHOW COMIGO
imprensa@tecnoshowcomigo.com.br / tecnoshowcomigo@gmail.com
Ana Manuela Arantes - (62) 98142-6323 - anamanuela@voltzcomunicacao.com.br
Fernando Dantas - (62) 99227-2631 - fernando@voltzcomunicacao.com.br
Renan Rigo – (62) 98522-6645 – renan@voltzcomunicacao.com.br

Compartilhe:

Google +