Foto
08 mar

TECNOSHOW COMIGO apresenta as vantagens da irrigação por gotejamento subterrâneo em grãos

Prática pode resultar em economia de água e energia elétrica, além de aumentar a produtividade das lavouras 

Aumentar a produtividade em campo utilizando menos recursos. Essa tem sido a meta de produtores quando se trata de negócio rural. Na área de irrigação, a história não é diferente. Quem atua com agricultura tem buscado inovações, sejam em tecnologia e técnica, para tornar a atividade mais eficiente e gerar lucro. Para orientar diferentes públicos sobre como obter resultados positivos com a irrigação nas culturas de grãos, a TECNOSHOW COMIGO terá em sua programação a palestra ‘Irrigação localizada por gotejamento subterrâneo em grãos’. O tema será discutido no dia 5 de abril, das 13h30 às 14h30, no auditório 2 do Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO).

Segundo o engenheiro agrônomo e coordenador da Netafim, William Roberto Damas – que será o palestrante -, a ideia é exatamente mostrar quais são os benefícios desse tipo de irrigação em grãos e os resultados quem podem surgir de produtividade nestas culturas. “Este tema traz ao produtor que deseja investir em irrigação ou já irrigantes uma alternativa frente aos métodos convencionais de irrigação, os quais consomem grande quantidade de água e energia elétrica. Por ser o sistema de irrigação mais eficiente, com 95% de eficiência na utilização da água e nutrientes, a tecnologia proporciona o aumento expressivo da produtividade utilizando menos recursos, como água e energia elétrica e redução da mão de obra”, explica. 

Ele acrescenta que a tecnologia de irrigação por gotejamento vem de encontro ao que exatamente os produtores brasileiros estão necessitando, que são sistemas de irrigação eficientes, que potencializam suas áreas agricultáveis, proporcionando aumento da produtividade, utilizando para isto menos recursos como água, energia elétrica e terra. “Ou seja, é uma tecnologia que contribui para a sustentabilidade do produtor e do agronegócio brasileiro”, afirma. 

Benefícios
Entre as soluções inteligentes em irrigação estão a tecnologia de irrigação localizada por gotejamento subterrâneo e a nutrirrigação, que é a aplicação de nutrientes via sistema de irrigação por gotejamento, de forma mais controlada e parcelada ao longo do ciclo da cultura. William explica que os benefícios destas soluções inteligentes são vários em relação aos sistemas convencionais de irrigação, primeiramente por ser um método de irrigação mais eficiente, que aplica água e nutrientes diretamente no sistema radicular das plantas, reduzindo em mais de 30% o consumo de água e proporcionalmente o consumo de energia elétrica. “Outro benefício é a eficiência na utilização da área, por característica dos sistemas convencionais de irrigação, no qual somente uma parte da área é irrigada, com o gotejamento 100% da área pode ser irrigada, independente da forma e topografia do terreno”, diz. Por fim, ele cita o aumento expressivo da produtividade como diferencial, já que a irrigação localizada por gotejamento subterrâneo combinada com a tecnologia de nutrirrigação - que aplica água e nutrientes de forma mais controlada e parcelada seguindo o ciclo fenológico da cultura -, reduz as perdas e aumenta a eficiência e a disponibilidade de nutrientes para as plantas, que respondem em maior produtividade.

Irrigação no Brasil
William Damas informa que, nos últimos anos o Brasil, tem aumentando sua área de produção irrigada, hoje com mais de seis milhões de hectares, frente ao avanço da produção em áreas com maiores déficits hídricos. Segundo ele, pesquisas mostram que o país tem potencial para aumentar sua área irrigada em 10 vezes, mas o grande desafio é como fazer esta expansão de forma sustentável. “Algumas regiões do Brasil já não contam com esta possibilidade de expansão da área irrigada devido ao esgotamento da água disponível. A utilização de métodos de irrigação mais eficientes, como o gotejamento, pode contribuir para um crescimento sustentável da irrigação, conservando e utilizando de uma forma mais racional a água, evitando a escassez e proporcionando que mais produtores tenham acesso a este bem tão precioso”, enfatiza. 

Mais sobre a TECNOSHOW COMIGO
A TECNOSHOW COMIGO chega à 16ª edição, em 2017, consolidada como uma das principais feiras de tecnologia rural do Brasil, sendo a maior do Centro-Oeste. A perspectiva para este ano é alcançar ou superar o volume de negociações de 2016 - quando a feira registrou R$ 1,3 bilhão - e receber mais de 100 mil visitantes no período de 3 a 7 de abril, no Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO). A feira terá mais de 550 empresas como expositoras, marcando presença em uma área de 60 hectares. A feira começou, em 2002, quando a COMIGO deu início ao trabalho de geração e difusão de tecnologias agropecuárias, em Rio Verde, numa área que hoje ultrapassa 130 hectares (área total do CTC), onde a cooperativa promove experiências tecnológicas o ano todo, em parceria com diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas. 

FICHA TÉCNICA
16ª edição da TECNOSHOW COMIGO
Data: 3 a 7 de abril de 2017 (segunda a sexta-feira)
Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) - Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)
Horário: 8 às 18 horas
Serviço: Geração e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, Exposição e Dinâmicas de Máquinas e Equipamentos, Palestras, Exposição de Animais e Dinâmicas de Pecuária. 
Site: www.tecnoshowcomigo.com.br
Twitter: @tecnoshowcomigo

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação da COMIGO
Weuller Freitas – (64) 3611-1522 / 99627-9897
Bruno Kamogawa – (64) 3611-1690 / 99282-2213
Samir Machado – (64) 3611-1647 / 99941-2288

Voltz Comunicação – Assessoria de imprensa da TECNOSHOW COMIGO
jornalismo@voltzcomunicacao.com.br - (62) 3924-4462
Ana Manuela Arantes – (62) 98142-6323 – anamanuela@voltzcomunicacao.com.br
Fernando Dantas – (62) 99227-2631 – fernando@voltzcomunicacao.com.br
Renan Rigo – (62) 98522-6645 – renan@voltzcomunicacao.com.br

Compartilhe:

Google +