Foto
08 abr

Seminário de arbitragem e conciliação visa trazer mais dinâmica aos contratos agrários

Iniciativas de acordos jurídicos podem reduzir em até 80% os custos de processos no agronegócio

 

As cláusulas de arbitragem e conciliação no agronegócio estiveram em pauta na 18ª edição da TECNOSHOW COMIGO. A palestra “Contratos do Agronegócio, mediação e arbitragem”, mediada por Alexandre Câmara, Ana Paula Barbosa e Paulo Antônio, teve como objetivo a discussão de novos meios para soluções de conflitos no agronegócio e as vantagens e possibilidades no uso da arbitragem para descomplicar os contratos agrários.

 

 

Conforme apresentado na palestra, o agronegócio hoje é contratual e o empresário rural anseia cada vez mais por sua segurança jurídica. A demora nestas negociações geralmente traz ônus aos produtores, uma vez que, causam problemas de armazenagem e comercialização e gera prejuízo em toda cadeia produtiva. O trâmite comum do poder judiciário não é visto como o modo de solução mais eficaz aos processos jurídicos envolvendo produtores e grandes empresas fornecedoras na agroindústria. Nesse aspecto, processos que visam a conciliação arbitrária tendem a ter soluções mais rápidas e, principalmente, mais baratas às partes envolvidas, tendo uma redução de até 80% nos custos dos processos.

 

Para Ana Paula Barbosa, especialista em direito jurídico, a busca por melhores relações entre produtores rurais e as indústrias faz do agro mais eficiente e corajoso. Ela defende uma relação harmônica do agronegócio para que seja desenvolvido o trabalho de cooperativismo. “A intenção do mercado é a mesma, sem a produção no campo não há trabalho na indústria”, destaca.

 

Outra discussão abordada durante a palestra é a participação de políticas públicas nos financiamentos rurais. Hoje, na produção agroindustrial os fundos do governo representam apenas 25% do total disponível ao produtor rural, ante 45% de fontes privadas e 30% de fundo privado bancado pelos próprios produtores.

 

Esta realidade faz com que o produtor busque financiamentos bancários com juros cada vez mais altos e por necessidade não se atente aos riscos futuros inerentes à produção. A demanda de players estatais viria para criar uma competitividade no mercado, apresentando mais opções ao produtor e alterando as relações com instituições financeiras.

 

Para Alexandre Câmara, gerente especial de projetos e operações da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, boa parte dos financiamentos agrícolas são dos fundos privados, e esses fundos privados têm alto custo. “Esses custos podem alavancar o agronegócio ou também trazer dificuldade de gestão pro processo”.

 

Sobre a Tecnoshow Comigo

Há 18 anos nasceu o conceito da feira de tecnologia rural, que logo passou a ser um referencial em todo o Centro-Oeste. A cada edição, a feira, hoje denominada Tecnoshow Comigo, não só apresenta experiências tecnológicas realizadas por diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas que auxiliam o produtor rural, mas reúne expositores de grandes segmentos do setor agropecuário, em uma área montada em 60 hectares com completa infraestrutura. Mais informações em www.tecnoshowcomigo.com.br.

 

FICHA TÉCNICA

18ª TECNOSHOW COMIGO

Data: 08 a 12 de abril de 2019 (segunda a sexta-feira)

Local: Centro Tecnológico Comigo (CTC) - Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)

Horário: 8 às 18 horas

Serviço: Geração e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, Exposição de Máquinas e Equipamentos, Palestras, Exposição de Animais e Dinâmicas de Pecuária.

Site: www.tecnoshowcomigo.com.br | Twitter e Instagram: @tecnoshowcomigo

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Assessoria de Comunicação da COMIGO

Wêuller Freitas – (64) 3611-1522 / 99627-9897

Bruno Kamogawa – (64) 3611-1690 / 99282-2213

Samir Machado – (64) 3611-1647 / 99941-2288

 

 

Voltz Comunicação – Assessoria de imprensa da TECNOSHOW COMIGO

E-mail: tecnoshowcomigo@gmail.com ou imprensa@tecnoshowcomigo.com.br

Renan Rigo – (62) 98522-6645

Gabriela Louredo - (62) 99396-9342

Lucas Rafael – (62) 98209-5018

Thalita Braga – (61) 99672-8157

Fernando Dantas – (62) 99227-2631

 

 


Compartilhe:

Google +