Foto
12 mar

Pontos fortes e fracos dos contratos voltados para o agro serão discutidos na Tecnoshow Comigo

Segundo a palestrante, os termos jurídicos podem prejudicar a compreensão e levar ao descumprimento de obrigações

Esclarecer os pontos importantes que devem constar nos contratos e a relevância para o agronegócio, utilizando uma linguagem clara e objetiva. Este é o objetivo da palestra ‘Desmistificando os contratos do agronegócio’, que será realizada no dia 3 de abril, das 11 às 12 horas, no auditório 2 do Instituto de Ciência e Pesquisa Comigo (ITC), em Rio Verde (GO), pela advogada Ana Paula Cabral, especialista em direito tributário, mediação, arbitragem e agronegócio. 

O tema será abordado durante a Tecnoshow Comigo. A intenção, segundo Ana Paula Cabral, é mostrar que os contratos fazem parte do cotidiano das pessoas, sobretudo para a cadeia produtiva do agronegócio que é uma atividade formal. “Sendo assim é importante esclarecer os pontos frágeis e fortes em uma contratação que envolve todo o setor, desde a aquisição da propriedade rural ou posse do imóvel rural, sua destinação e utilização até o fim da cadeia produtiva, que é o recebimento pelo produto comercializado e ou industrializado”, informa.

A advogada esclarece que o principal desafio é compreender com clareza o que está sendo contratado e para isso é muito importante que o contrato tenha uma linguagem clara e objetiva. “Muitas vezes eles chegam para os produtores e produtoras rurais com tantos termos jurídicos que acabam prejudicando a compreensão e isso pode levar ao descumprimento de obrigações”, enfatiza. 

Ana Paula Cabral acrescenta ainda que as produtoras e produtores rurais precisam compreender com clareza o que está sendo negociado e quais os pontos de fragilidade do seu negócio, pois a partir disso terão condições de melhor alinhar as cláusulas dos contratos. “Outro ponto importante é a participação nas entidades de classe, associações e sindicatos rurais, porque unidos sempre terão a informação atualizada da legislação, decisões judiciais ou arbitrais que melhor direcionam a modalidade contratual que mais atuam. As entidades dão a força necessária para a mudança de comportamento nas questões negociais, assim também atuam os advogados e advogadas que prestam consultoria ligada ao setor do agronegócio”, finaliza. 

Sobre a Tecnoshow Comigo
Maior feira de tecnologia rural do Centro-Oeste e uma das maiores do setor no País, a Tecnoshow Comigo 2020 será realizada de 30 de março a 3 de abril, em Rio Verde (GO), com expectativa de tentar superar a movimentação financeira do ano anterior de R$ 3,4 bilhões - recorde de 2019 entre as feiras de difusão de tecnologia rural no País. O público verá grandes novidades em máquinas, veículos e equipamentos agropecuários, insumos e resultados de pesquisas, assim como demonstrações e lançamentos de novas variedades de cultivares, exposição de animais e diversas palestras. 

FICHA TÉCNICA
TECNOSHOW COMIGO 2020
Data: 30 de março a 03 de abril de 2020 (segunda a sexta-feira)
Local: Instituto de Ciência e Tecnologia Comigo (ITC) - Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)
Horário: 8 às 18 horas
Serviço: Geração e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, Exposição de Máquinas, Equipamentos e Veículos, Palestras, Exposição de Animais. 
Site: www.tecnoshowcomigo.com.br | Twitter e Instagram: @tecnoshowcomigo

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação da COMIGO
Wêuller Freitas – (64) 3611-1522 / 99627-9897
Bruno Kamogawa – (64) 3611-1690 / 99282-2213
Samir Machado – (64) 3611-1647 / 99941-2288

Voltz Comunicação – Assessoria de imprensa da TECNOSHOW COMIGO
imprensa@tecnoshowcomigo.com.br / tecnoshowcomigo@gmail.com
Ana Manuela Arantes - (62) 98142-6323 - anamanuela@voltzcomunicacao.com.br
Fernando Dantas - (62) 99227-2631 - fernando@voltzcomunicacao.com.br
Renan Rigo – (62) 98522-6645 – renan@voltzcomunicacao.com.br

Compartilhe:

Google +