Foto
09 abr

Pesquisador aponta maneiras para ajustar fertilização da soja e aumentar produtividade


Palestra foi realizada dentro da programação da Casa da Embrapa, durante a  TECNOSHOW COMIGO

 

A questão da avaliação do estado nutricional de cultivares de soja para incremento da produtividade foi abordada na tarde desta segunda-feira, dia 09 de abril, na Casa da Embrapa, durante a 17ª edição da TECNOSHOW COMIGO. O engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Soja, Adilson de Oliveira Júnior, apresentou para pesquisadores e visitantes presentes na feira temas relacionados à avaliação da fertilidade do solo, além de aspectos relacionados à exigência nutricional dos cultivares de soja e à avaliação da diagnose nutricional em si.

 

De acordo com o pesquisador, muitas vezes o produtor comete equívocos de adubação, colocando mais nutrientes em um lugar, sem introduzir o necessário onde realmente precisa. “O que a gente recomenda é o bom e velho arroz com feijão: uma boa análise química de solo, seja ela pela média ou se possível com a agricultura de precisão, com amostragem em grid, intensificando a diagnose da fertilidade. “É preciso conhecer como anda a disponibilidade de nutrientes no meu solo”, explica.

 

Em seguida, o pesquisador recomenda a análise foliar como complemento a essa análise de solo. “Para alguns nutrientes a gente não consegue uma boa correlação entre a análise de solo e produtividade. A análise foliar permite isso, com os métodos de diagnose nutricional, que permitem observar o equilíbrio nutricional da lavoura, inclusive comparando com populações de alta produtividade”.

 

Finalizando a preparação, Adilson complementa que é necessário ajustar a adubação paro o potencial de produção, pelo menos tentando repor os nutrientes que são exportados com altas produtividades. “É claro que um ano ou outro de alta produtividade não compromete a avaliação da fertilidade do solo, mas quem tem elevada média de produtividade e tem mantido a entrada de nutrientes de forma deficitária, ou seja, aplica menos do que exporta, com o tempo começa a ter uma redução no teor disponível no solo e começa a aparecer deficiências”, considera.

 

Nesse caso, o pesquisador avalia que esse cálculo é interessante para observar se está sendo construída e mantida a fertilidade no sistema de produção. “O produtor tem que se cuidar, porque se a gente quer elevar o patamar de produtividade, subir para um novo integral de 5.000 ou 6.000 kg/ha de soja, com certeza uma boa nutrição, de forma equilibrada, vai ser essencial para que se atinja e depois se mantenha esses patamares”.

 

TECNOSHOW COMIGO

Considerada uma das principais feiras de tecnologia rural do Brasil e a maior do Centro-Oeste, a TECNOSHOW COMIGO chega à sua 17ª edição, em 2018, com a expectativa de realizar mais de R$ 1,7 bilhão em negócios – recorde apresentado na edição de 2017. Realizada pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO), o evento espera receber, neste ano, mais de 102 mil visitantes e 550 expositores de vários estados brasileiros e até de outros países, entre os dias 09 e 13 de abril, em uma área de 60 hectares do Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO). Durante os cinco dias de evento, serão apresentadas tecnologias e novidades em máquinas, veículos e equipamentos agropecuários, insumos e resultados de pesquisas, além de demonstrações e lançamentos de novas variedades de cultivares, plots agrícolas em vários experimentos, espaço ambiental, apresentações, palestras com especialistas renomados e dinâmicas de animais. Também serão disponibilizadas linhas de crédito e financiamento voltadas ao produtor rural, por meio de instituições financeiras, e atividades diversas pensadas para todos os envolvidos no agronegócio brasileiro.

 

FICHA TÉCNICA

17ª TECNOSHOW COMIGO

Data: 09 a 13 de abril de 2018 (segunda a sexta-feira)

Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) - Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)

Horário: 8 às 18 horas

Serviço: Geração e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, Exposição de Máquinas e Equipamentos, Palestras, Exposição de Animais e Dinâmicas de Pecuária.

Site: www.tecnoshowcomigo.com.br | Twitter e Instagram: @tecnoshowcomigo

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Assessoria de Comunicação da COMIGO

Wêuller Freitas – (64) 3611-1522 / 99627-9897

Bruno Kamogawa – (64) 3611-1690 / 99282-2213

Samir Machado – (64) 3611-1647 / 99941-2288

 

Voltz Comunicação – Assessoria de imprensa da TECNOSHOW COMIGO

jornalismo@voltzcomunicacao.com.br

Ana Manuela Arantes – (62) 98142-6323 – anamanuela@voltzcomunicacao.com.br

Fernando Dantas – (62) 99227-2631 – fernando@voltzcomunicacao.com.br

Gabriela Louredo - (62) 99396-9342 - gabrielalouredojornalista@gmail.com

Michelle Rabelo - (62) 99926-2520 – michelle_rabelo@yahoo.com.br

Renan Rigo – (62) 98522-6645 – renan@voltzcomunicacao.com.br

 


Compartilhe:

Google +