Foto
09 abr

Palestra da Tecnoshow aponta avaliação eficaz do solo como principal fator da alta produtividade

Segundo o pesquisador Antônio Fancelli, boas práticas agrícolas ligadas ao manejo do solo são garantias de sucesso na colheita

 

Em palestra promovida pela Tecnoshow Comigo 2019, nesta terça feira, 9 de abril, o engenheiro agrônomo e pesquisador Antônio Luiz Fancelli destacou a questão da fertilidade e nutrição dos solos para a produtividade. O encontro, destinado a produtores rurais, profissionais da área e estudantes, teve como foco o uso das ferramentas naturais disponíveis para a garantia da alta produtividade.

 

O pesquisador ressaltou que o ambiente, a genética, a nutrição e o manejo estão entre os principais fatores que impulsionam a produtividade vegetal. Segundo ele, o cuidado com esses processos tem como foco o diagnóstico para não criar desequilíbrio nutricional e dar condições para o ritmo metabólico adequado da colheita. Os resultados dessas análises determinam os fatores de eficiência para o manejo adequado e, munido destes testes, o produtor consegue avaliar os diagnósticos de crise e os fatores de risco recorrentes na safra. “Não é possível transformar a agricultura em receita de bolo”, pontua Fancelli.

 

O engenheiro agrônomo ressalta que, com o reconhecimento das potencialidades e das limitações do ambiente de produção, é possível atender alguns aspectos pontuais do solo, como a escolha certa do genótipo (semente), a correta distribuição espacial de plantas e, se necessária, a prática de rotação de culturas, que naturalmente acelera a taxa de nutrientes no solo. “Sem a correta avaliação desses aspectos, geralmente ocorre um erro comum por parte dos produtores e profissionais da área, que é priorizar apenas a correção dos macronutrientes no solo dando ênfase a nomenclatura e relacionando a proporção de nutrientes com a importância que cada um exerce no desenvolvimento das culturas”, completa.

 

Sobre a Tecnoshow Comigo

Há 18 anos nasceu o conceito da feira de tecnologia rural, que logo passou a ser um referencial em todo o Centro-Oeste. A cada edição, a feira, hoje denominada TECNOSHOW COMIGO, não só apresenta experiências tecnológicas realizadas por diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas que auxiliam o produtor rural, mas reúne expositores de grandes segmentos do setor agropecuário, em uma área montada em 60 hectares com completa infraestrutura. Mais informações em www.tecnoshowcomigo.com.br.

 

FICHA TÉCNICA

18ª TECNOSHOW COMIGO

Data: 08 a 12 de abril de 2019 (segunda a sexta-feira)

Local: Centro Tecnológico Comigo(CTC) - Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)

Horário: 8 às 18 horas

Serviço: Geração e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, Exposição de Máquinas e Equipamentos, Palestras, Exposição de Animais e Dinâmicas de Pecuária.

Site: www.tecnoshowcomigo.com.br | Twitter e Instagram: @tecnoshowcomigo

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Assessoria de Comunicação da COMIGO

Wêuller Freitas – (64) 3611-1522 / 99627-9897

Bruno Kamogawa – (64) 3611-1690 / 99282-2213

Samir Machado – (64) 3611-1647 / 99941-2288

 

Voltz Comunicação – Assessoria de imprensa da TECNOSHOW COMIGO

E-mail: tecnoshowcomigo@gmail.com ou imprensa@tecnoshowcomigo.com.br

Renan Rigo – (62) 98522-6645

Gabriela Louredo - (62) 99396-9342

Lucas Rafael – (62) 98209-5018

Thalita Braga – (61) 99672-8157

Fernando Dantas – (62) 99227-2631

 


Compartilhe:

Google +