Foto
05 abr

Gestão produtiva e financeira dentro da propriedade pode ser diferencial na pecuária de corte, afirma analista de mercado

Durante 17ª TECNOSHOW COMIGO Rodrigo Albuquerque ministra palestra sobre futuro, e maiores desafios, da atividade em 2018

Convidado novamente para falar aos produtores de gado de corte que visitarem a 17ª TECNOSHOW COMIGO, que ocorre entre os dias 9 e 13 de abril em Rio Verde (GO), o analista de mercado Rodrigo Albuquerque garante que o sucesso na atividade vai muito além de um rebanho bem cuidado. Ele aponta a gestão produtiva, e um consequente sistema de produção sustentável, como aliada fundamental para a manutenção da saúde financeira do negócio. Segundo o especialista é importante que o produtor esteja por dentro das perspectivas de mercado no setor e saiba exatamente como e quando tomar a decisão de compra e venda da produção. Intitulada Mercado, perspectivas e tendências da pecuária de corte para 2018, a palestra do também médico veterinário vai contemplar ainda as ferramentas de proteção de preço e as novidades em relação à bolsa de valores.

Rodrigo recebe os produtores, a partir das 14 horas de quarta-feira (11), no Auditório 1 do Centro Tecnológico Comigo (CTC), onde apresenta também os indicadores de mercado mais importantes de cada um dos elos da cadeia da carne bovina – cria, recria, engorda, frigoríficos, atacado, varejo, carnes concorrentes e exportação. Apresentando um cenário geral, ele faz questão de destacar que a pecuária de corte no Brasil está se renovando fortemente, muito em função do que aconteceu nos últimos dois anos quando o ciclo de preços foi achatado. "O mercado, em termos de indústrias, passou, nos últimos 10 anos, por uma evolução grande. A cada cinco quilos de carne comercializada no mundo, um quilo é brasileiro. Nosso potencial de expansão é extremamente forte", explica.
 
Porém o analista diz que ainda há muito o que ser feito, começando, por exemplo, pelo avanço nos índices médios produtivos. "É preciso também melhorar a profissionalização da gestão do produtor, seja ela financeira ou comercial. Se ele aperfeiçoar seu nível médio de administração  e encarar de fato a complexidade de seu sistema de produção já teremos caminhado muito", garante. Rodrigo aponta também melhorias em um futuro próximo, apostando no aumento significativo na oferta de animais até 2020, visto que houve uma expansão do rebanho em 2015 e 2016. "Deve haver uma melhor fluidez da oferta e a recuperação da demanda interna que acabou bastante afetada por um crise macroeconômica. Além disso, a abertura do mercado chinês deve ajudar muito no escoamento da nossa produção."

Por fim, e como não poderia deixar de ser, Rodrigo deve comentar a recente decisão da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) em dar ao Brasil o status de País livre de febre aftosa com vacinação.  "Outra conquista foi o aumento do nosso nível de sustentabilidade com a consolidação de técnicas ligadas à nutrição do rebanho e ao manejo de pasto. Elas permitiram que o produtor brasileiro elevasse, e até triplicasse, sua produtividade dentro da mesma área", afirma. 

TECNOSHOW COMIGO
Considerada uma das principais feiras de tecnologia rural do Brasil e a maior do Centro-Oeste, a TECNOSHOW COMIGO chega à sua 17ª edição, em 2018, com a expectativa de realizar mais de R$ 1,7 bilhão em negócios – recorde apresentado na edição de 2017. Realizada pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO), o evento espera receber, neste ano, mais de 102 mil visitantes e 550 expositores de vários estados brasileiros e até de outros países, entre os dias 09 e 13 de abril, em uma área de 60 hectares do Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO).

Durante os cinco dias de evento, serão apresentadas tecnologias e novidades em máquinas, veículos e equipamentos agropecuários, insumos e resultados de pesquisas, além de demonstrações e lançamentos de novas variedades de cultivares, plots agrícolas em vários experimentos, espaço ambiental, apresentações, palestras com especialistas renomados e dinâmicas de animais. Também serão disponibilizadas linhas de crédito e financiamento voltadas ao produtor rural, por meio de instituições financeiras, e atividades diversas pensadas para todos os envolvidos no
agronegócio brasileiro.

FICHA TÉCNICA
17ª TECNOSHOW COMIGO
Data: 09 a 13 de abril de 2018 (segunda a sexta-feira)
Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) - Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)
Horário: 8 às 18 horas
Serviço: Geração e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, Exposição de Máquinas e Equipamentos, Palestras,
Exposição de Animais e Dinâmicas de Pecuária.
Site: www.tecnoshowcomigo.com.br | Twitter e Instagram: @tecnoshowcomigo

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação da COMIGO
Wêuller Freitas – (64) 3611-1522 / 99627-9897
Bruno Kamogawa – (64) 3611-1690 / 99282-2213
Samir Machado – (64) 3611-1647 / 99941-2288

Voltz Comunicação – Assessoria de imprensa da TECNOSHOW COMIGO
jornalismo@voltzcomunicacao.com.br
Ana Manuela Arantes – (62) 98142-6323 – anamanuela@voltzcomunicacao.com.br
Fernando Dantas – (62) 99227-2631 – fernando@voltzcomunicacao.com.br
Gabriela Louredo - (62) 99396-9342 - gabrielalouredojornalista@gmail.com
Michelle Rabelo - (62) 99926-2520 – michelle_rabelo@yahoo.com.br
Renan Rigo – (62) 98522-6645 – renan@voltzcomunicacao.com.br

Compartilhe:

Google +