Foto
05 abr

Durante palestra Embrapa reforça importância dos sistemas integrados de produção e destaca impactos da Integração Lavoura Pecuária

Segundo pesquisar da entidade, Júlio César Salton, no Brasil mais de 11 milhões de já funcionam com os parâmetros da ILPF

Sigla velha conhecida dos produtores rurais goianos, o ILPF continua sendo apontado, por quem mais entende do assunto, como uma das grandes saídas para produtores que vivem da terra, mas entendem a importância de cuidar dela, ambientalmente falando. E é por isso que a Integração Lavoura Pecuária não poderia ficar fora da rodada de palestras que ocorre na TECNOSHOW COMIGO, maior evento do agronegócio na região Centro-Oeste do Brasil. A feira ocupa o Centro Tecnológico Comigo (CTC), em Rio Verde, e traz em sua programação apresentações de importantes estudiosos do mercado da agricultura e pecuária no País. Na quarta-feira (11) é a vez do engenheiro agrônomo e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Júlio César Salton, falar sobre sistemas integrados de produção. 

O especialista recebe o público, a partir das 9h30, no Auditório 1 e na ocasião  fala sobre os impactos dos sistemas integrados de produção tanto na lucratividade da fazenda, com a redução de custos, quanto na preservação dos recursos naturais da propriedade.  Ele cita, por exemplo, a melhoria na qualidade e na capacidade produtiva dos solos com o controle das erosões, a manutenção da biodiversidade e sustentabilidade da atividade agropecuária, a melhoria do bem-estar animal em decorrência do conforto térmico e da melhor ambiência e a redução da sazonalidade no uso de mão de obra. 

Apesar de ser um tema bastante discutido, Júlio entende que muitos produtores ainda enfrentam obstáculos na implementação do ILPF em suas propriedades pela dificuldade de acesso aos recursos necessários e por medo da mudança essencial por parte de quem planeja adotar novos paradigmas no campo. Na visão do especialista a, relativamente, pequena adesão é uma grande perda visto que os resultados que vêm sendo obtidos por quem apostaram no sistema são extremamente positivos. De acordo com dados da Embrapa, estima-se que mais de 11 milhões de hectares no Brasil já funcionam com os parâmetros da Integração Lavoura Pecuária.
Júlio esclarece que o ILPF pode ser adotado em toda e qualquer fazendo. Ele explica que o diagnóstico inicial irá determinar o que é mais importante para que o sistema tenha sucesso em cada propriedade e que é fundamental que o produtor disponha de apoio técnico para planejar e implantar a integração. É nesse momento que a Embrapa entra em ação fornecendo cursos e treinamentos para técnicos que atuam junto ao produtor rural.  Salton lembra que a entidade encabeça vários projetos de pesquisa e de transferência de tecnologias nesse sentido.

TECNOSHOW COMIGO
Considerada uma das principais feiras de tecnologia rural do Brasil e a maior do Centro-Oeste, a TECNOSHOW COMIGO chega à sua 17ª edição, em 2018, com a expectativa de realizar mais de R$ 1,7 bilhão em negócios – recorde apresentado na edição de 2017. Realizada pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO), o evento espera receber, neste ano, mais de 102 mil visitantes e 550 expositores de vários estados brasileiros e até de outros países, entre os dias 09 e 13 de abril, em uma área de 60 hectares do Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO).

Durante os cinco dias de evento, serão apresentadas tecnologias e novidades em máquinas, veículos e equipamentos agropecuários, insumos e resultados de pesquisas, além de demonstrações e lançamentos de novas variedades de cultivares, plots agrícolas em vários experimentos, espaço ambiental, apresentações, palestras com especialistas renomados e dinâmicas de animais. Também serão disponibilizadas linhas de crédito e financiamento voltadas ao produtor rural, por meio de instituições financeiras, e atividades diversas pensadas para todos os envolvidos no agronegócio brasileiro.

FICHA TÉCNICA
17ª TECNOSHOW COMIGO
Data: 09 a 13 de abril de 2018 (segunda a sexta-feira)
Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) - Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)
Horário: 8 às 18 horas
Serviço: Geração e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, Exposição de Máquinas e Equipamentos, Palestras,
Exposição de Animais e Dinâmicas de Pecuária.
Site: www.tecnoshowcomigo.com.br | Twitter e Instagram: @tecnoshowcomigo

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação da COMIGO
Wêuller Freitas – (64) 3611-1522 / 99627-9897
Bruno Kamogawa – (64) 3611-1690 / 99282-2213
Samir Machado – (64) 3611-1647 / 99941-2288

Voltz Comunicação – Assessoria de imprensa da TECNOSHOW COMIGO
jornalismo@voltzcomunicacao.com.br
Ana Manuela Arantes – (62) 98142-6323 – anamanuela@voltzcomunicacao.com.br
Fernando Dantas – (62) 99227-2631 – fernando@voltzcomunicacao.com.br
Gabriela Louredo - (62) 99396-9342 - gabrielalouredojornalista@gmail.com
Michelle Rabelo - (62) 99926-2520 – michelle_rabelo@yahoo.com.br
Renan Rigo – (62) 98522-6645 – renan@voltzcomunicacao.com.br

Compartilhe:

Google +