Foto
10 abr

Consultor defende que organização é a chave para sucesso de empresas rurais familiares

 

Diz a sabedoria goiana que o combinado não sai caro. Foi exatamente com essa premissa que o consultor agropecuário Franco Cammarota brincou ao dar boas-vindas para pais, primos, filhos e irmãos que ocuparam o Auditório 2 do Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO), na manhã desta terça-feira (10). Franco ministrou palestra sobre governança na empresa familiar e disse que 90% dos grupos agropecuários hoje são formados por parentes. O grande desafio, na opinião do especialista, é conseguir administrar o negócio à várias mãos.  Na ocasião ele elencou cinco práticas essenciais que garantem a saúde do empreendimento: boa comunicação, profissionalização da mão de obra, transparência na tomada de decisões, afinidade societária e responsabilidade por parte dos administradores.

 

O consultor fez uma simulação e criou uma família fictícia, apontando os desafios mais comuns e as possíveis soluções para que as empresas familiares sigam produzindo e gerando lucro. “Nos próximos 10 ou 20 anos todas as fazendas do sudoeste goiano mudarão seus gestores. O bastão pode passar para os filhos, netos ou para administradores terceirizados. O que vai definir o futuro é como o negócio está sendo tocado hoje. Jovens com idade entre 14 e 16 anos, por exemplo, já tem uma compreensão absurda das coisas. Se a intenção é coloca-los como participantes das decisões amanhã, é preciso apesentar a empresa para eles agora.”

 

Franco explica que a governança, nesses casos, tem como um dos objetivos principais a manutenção do bom relacionamento familiar, mas garante que a busca pela continuidade do negócio precisa ter o mesmo pessoa. “Para isso é preciso tratar a propriedade como empresa. Definir as atividades, delimitar valores de pagamentos e estabelecer regras. Quanto mais claro estiverem os limites, o que é e o que não é permitido ali, menos conflitos precisarão ser resolvidos. A relação entre família e negócio precisa ser discutida para construir um acordo que contemple todas as combinações. O combinado não sai caro. O que foi dito antes poderá ser cobrado depois”, destaca.

 

À frente da Safras & Cifras, Franco lembra que a quando a sucessão é planejada, ela se torna um processo natural e não um motivo de desespero e caos dentro da empresa. “Através do planejamento sucessório é possível estabelecer uma relação profissional entre pais, filhos e netos, evitando que os desafios do convívio entre diferentes gerações prejudiquem o negócio.”

 

TECNOSHOW COMIGO

Considerada uma das principais feiras de tecnologia rural do Brasil e a maior do Centro-Oeste, a TECNOSHOW COMIGO chega à sua 17ª edição, em 2018, com a expectativa de realizar mais de R$ 1,7 bilhão em negócios – recorde apresentado na edição de 2017. Realizada pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO), o evento espera receber, neste ano, mais de 102 mil visitantes e 550 expositores de vários estados brasileiros e até de outros países, entre os dias 09 e 13 de abril, em uma área de 60 hectares do Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO). Durante os cinco dias de evento, serão apresentadas tecnologias e novidades em máquinas, veículos e equipamentos agropecuários, insumos e resultados de pesquisas, além de demonstrações e lançamentos de novas variedades de cultivares, plots agrícolas em vários experimentos, espaço ambiental, apresentações, palestras com especialistas renomados e dinâmicas de animais. Também serão disponibilizadas linhas de crédito e financiamento voltadas ao produtor rural, por meio de instituições financeiras, e atividades diversas pensadas para todos os envolvidos no agronegócio brasileiro.

 

FICHA TÉCNICA

17ª TECNOSHOW COMIGO

Data: 09 a 13 de abril de 2018 (segunda a sexta-feira)

Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) - Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)

Horário: 8 às 18 horas

Serviço: Geração e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, Exposição de Máquinas e Equipamentos, Palestras, Exposição de Animais e Dinâmicas de Pecuária.

Site: www.tecnoshowcomigo.com.br | Twitter e Instagram: @tecnoshowcomigo

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Assessoria de Comunicação da COMIGO

Wêuller Freitas – (64) 3611-1522 / 99627-9897

Bruno Kamogawa – (64) 3611-1690 / 99282-2213

Samir Machado – (64) 3611-1647 / 99941-2288

 

Voltz Comunicação – Assessoria de imprensa da TECNOSHOW COMIGO

jornalismo@voltzcomunicacao.com.br

Ana Manuela Arantes – (62) 98142-6323 – anamanuela@voltzcomunicacao.com.br

Fernando Dantas – (62) 99227-2631 – fernando@voltzcomunicacao.com.br

Gabriela Louredo - (62) 99396-9342 - gabrielalouredojornalista@gmail.com

Michelle Rabelo - (62) 99926-2520 – michelle_rabelo@yahoo.com.br

Renan Rigo – (62) 98522-6645 – renan@voltzcomunicacao.com.br

 


Compartilhe:

Google +